Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O modelo 1955 (no alto) comemorou o primeiro milhão de unidades e já trazia o motor 1200; embaixo, o de 1956 com teto solar em vinil e vidro traseiro inteiriço

A capacidade do motor voltava a crescer, agora para 1.192 cm³, em 1954. Com cilindros maiores, o boxer já entregava 30 cv e o besouro atingia 110 km/h. No ano seguinte surgia o escapamento de duas saídas e a segurança era privilegiada com pára-choques reforçados. Além de garras maiores, ele trazia uma barra superior para complementar a de que já dispunha, um desenho chamado de "US" para indicar de onde viera a demanda por ele — Estados Unidos. O modelo 1955 durou apenas sete meses e em 8 de agosto veio a marca do primeiro milhão de unidades fabricadas.

No mesmo mês já eram produzidos os modelos 1956. O volante e o painel das portas eram redesenhados, enquanto os bancos recebiam forração e regulagem novas. O formato do tanque de combustível foi modificado para facilitar a colocação de bagagem e o tecido do teto solar foi trocado por vinil. Começava a se sedimentar o fenômeno de vendas do VW nos EUA. Para se ter idéia, em 1957, no auge dos carrões cheios de cromados e aletas de Detroit, havia fila de espera que podia levar seis meses.

Nesse ano, a visibilidade dominou as melhorias. O pára-brisa crescia em altura e largura, ampliando em 17% o campo de visão do motorista, e a janela traseira oval foi substituída por outra mais ampla, o que também interferiu no desenho do capô. O painel era novamente redesenhado. O retrovisor externo ficava maior em 1958 e, no ano seguinte, maçanetas fixas incorporavam o botão de abertura das portas. A produção no Brasil tinha início, como veremos mais à frente.

A concorrência ao VW era sobretudo de origem européia. Os próprios alemães tinham o DKW como contraponto e os ingleses dispunham de seus vários modelos da série A da Austin. Da França vinham o Renault 4CV "Rabo Quente", também de motor traseiro, e o Citroën 2CV. Da Itália, o Fiat 1100 estava mais à altura do modelo alemão, embora as vendas mais expressivas viessem dos ainda menores 500 e 600. Os suecos tinham seu Volvo PV444/544. Um raro concorrente dos EUA — e para os critérios americanos de tamanho — era o Rambler American.

Em agosto de 1959, o novo modelo Export já contava comtodas as marchas sincronizadas, o que facilitava muito dirigir. Para qualquer versão as charmosas bananinhas das colunas centrais, que indicavam a direção das conversões, eram trocadas por luzes piscantes nos pára-lamas dianteiros e nas lanternas traseiras. O porta-malas da frente crescia 65%, os faróis ficavam assimétricos e o pára-brisa ganhava lavador. O limpador passou a ter funcionamento pneumático em 1961, ano em que o modelo básico ganhou freios hidráulicos. O teto solar de vinil cedeu espaço para outro deslizante de aço na linha 1962. Continua

Os modificados

A suíça Beutler fez três variações, no início da década de 1950, que mantinham a frente do sedã: um picape, uma perua (chamada pelo apropriado nome Station Wagen, com "E") e um furgão, em que os vidros laterais traseiros da perua davam lugar a portas de carga.

Adaptação peculiar foi a da Stoll, em 1952. A remodelação que deu ares de carro americano dos anos 40: traseira alongada e arredondada, rodas de trás semicobertas, "pestanas" nos faróis.

A UVA fez esta perua Shogun, muito interessante, com uma carroceria volumosa associada a pneus e pára-lamas de baja.

A preparadora alemã Okrasa (depois renomeada Öettinger e ainda existente) trabalha com VW desde 1951. Em 1973 fez este Fusca-Porsche: alargado até 2,2 metros, ganhou pneus muito largos e pára-choques inspirados nos do Porsche 935 de competição. O motor de seis cilindros opostos, 2,2 litros e 255 cv fornecido pelo 911 levava-o a 210 km/h. Parava também com freios de Porsche. Mais tarde, em 1988, a Öettinger preparava o conversível com motor de 100 cv, o bastante para chegar a 165 km/h.

Para quem gosta de carros-casa (motorhomes), a americana RQR fez a versão Camper, com capacidade para quatro pessoas — duas nos bancos do VW e duas na "casa".

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade