Um italiano de longa vida
O Fiat 1100 ficou no
mercado europeu de 1953 a 1969, |
|
|
Lançado em 1937, o primeiro Fiat 1100 era uma evolução do
Balilla, com estilo típico de sua época: linhas
arredondadas, capô alto, pára-lamas salientes, traseira em suave
declínio. De início identificado pelo código do projeto — 508C —, logo
se tornou conhecido pela pronúncia italiana do número 1100 (millecento),
que indicava a cilindrada do motor. De quatro cilindros em linha e 1.089
cm³, com comando de válvulas no bloco e válvulas no cabeçote, a unidade
fornecia a potência de 28 cv. |
Produzido desde antes da Segunda Guerra, o primeiro 1100 era uma evolução do Balilla, com linhas típicas dos anos 30 e motor de 1,1 litro e 28 cv |
Em
abril de 1953 a Fiat apresentava um novo "milecento", o de projeto
103. O sedã de quatro portas era um carro todo reformulado, com
estrutura monobloco e linhas
contemporâneas. Os pára-lamas estavam integrados ao conjunto, os
faróis vinham em destaque ao lado da ampla grade e, na traseira, o
porta-malas era saliente. As portas dianteiras abriam-se para trás.
Media 4,02 metros de comprimento, 1,48 m de largura, 1,47 m de
altura e 2,42 m de distância entre eixos e pesava 890 kg. |
Com o novo "millecento" a Fiat estava pronta para os anos 50: estrutura monobloco, linhas mais atuais (notem-se as portas abertas em sentidos opostos), potência de 36 cv |
O motor de 1.089 cm³ era herdado do 1100 anterior. A potência de 36 cv a 4.400 rpm e o torque máximo de 6,9 m.kgf a 2.500 rpm permitiam desempenho satisfatório para sua proposta, com velocidade final de 110 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h ao redor de 32 segundos. Câmbio de quatro marchas, tração traseira e freios a tambor com comando hidráulico não constituíam novidade, mas havia um subchassi na frente sobre o qual eram aplicados motor, câmbio e suspensão. Esta era independente na dianteira e por eixo rígido na traseira com feixe de molas semi-elíticas. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 28/8/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |