Os Fords em miniatura
Pequenos e pouco potentes,
Prefect e Anglia tiveram |
|
|
A
fábrica que a Ford construiu em 1931 em Dagenham, Essex, na Inglaterra,
podia ser considerada a mais moderna do mundo fora de Detroit, Estados
Unidos. Seus dois produtos iniciais — o Modelo Y e o Modelo C — eram os
primeiros carros projetados especificamente para o mercado inglês,
apesar de desenvolvidos na matriz americana. Seis anos depois o C era
substituído pelo Eight (código 7Y), o primeiro Ford projetado fora dos
EUA, com desenho britânico, versões de duas e quatro portas e motor de
quatro cilindros e 933 cm³. Surgia também um modelo com 10 centímetros a
mais na distância entre eixos e cilindrada de 1.172 cm³: o Ten ou 7W. |
O quatro-portas Prefect em 1939 e o duas-portas Anglia (ao lado) em 1940: os sucessores dos modelos Ten e Eight usavam uma mecânica simples e custavam pouco |
|
Os
dois usavam os já conhecidos motores de quatro cilindros em linha e
válvulas laterais (flathead, cabeçote plano), com cilindrada de
933 cm³ no Anglia e 1.172 cm³ no Prefect. Não havia bomba d'água — a
circulação do líquido de arrefecimento era feita por termo-sifão — e
uma manivela permitia a partida manual, caso a bateria de seis volts
não resistisse ao inverno europeu. As potências de 23 e 30 cv, na
ordem, eram suficientes para carros desse segmento de entrada, com
velocidade máxima de quase 100 km/h. |
![]() |
Depois da guerra a produção era retomada com o desenho antigo (como no Prefect do alto da página), mas em 1949 vinham nova grade e faróis integrados aos pára-lamas, ao lado |
Com a Segunda Guerra Mundial a produção era interrompida em 1941, mas
retomada depois de quatro anos com as mesmas características de
simplicidade. Em 1949, depois de 55.800 unidades produzidas, vinham
alterações de estilo que os deixavam mais coerentes com as tendências
pós-guerra. Os faróis eram reposicionados e nas colunas havia
sinalizadores de direção. Nos quatro anos com essa aparência seriam
feitos 108.800 exemplares dos dois modelos. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 2/5/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |