Pequenos e valentes
A linha
composta por Dauphine, Gordini, Teimoso e 1093 teve |
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Foi em 1951 que a Régie Nationale des Usines Renault — nome que a
empresa adotou ao se tornar estatal, depois da Segunda Guerra Mundial —
iniciou os estudos para o que seria o sucessor do modelo
4CV, conhecido entre nós como "Rabo
Quente" pelo motor traseiro. Pesquisas com consumidores indicaram como
prioridades, depois do preço, a economia de combustível e o espaço
interno. Desempenho não estava entre elas, pois 77% dos franceses se
contentavam — apontou o estudo — com uma velocidade máxima de 110 km/h.
Assim, o projeto partiu desses objetivos: máxima de 115 km/h, quatro
lugares com relativo conforto e consumo médio de 14,2 km/l. |
Lançado em 1956, o Dauphine francês mostrava linhas curvas e simpáticas, com inspiração no modelo de luxo Frégate e estrutura monobloco |
Inspirado no do modelo de luxo da marca, o
Frégate, o pequeno sedã de quatro portas e 3,98 metros de
comprimento tinha linhas curvas e simpáticas, com faróis circulares e
pequenas lanternas traseiras. Não possuía grade dianteira, pois o
motor ficava atrás, como no antecessor. Também a exemplo dele, usava
estrutura monobloco, mas era
diferente do 4CV no formato tradicional de três volumes, que buscava
um ar mais elegante. |
O interior do modelo europeu: relativo conforto para quatro ocupantes, cada um com sua porta, mas com vidros laterais traseiros corrediços |
Era o bastante para cumprir a meta de velocidade máxima, 115 km/h, e acelerar de 0 a 100 km/h em 30 segundos. Mais importante, seu consumo era baixo como desejavam os compradores de sua categoria. Os principais concorrentes durante sua permanência no mercado seriam os alemães Volkswagen (nosso Fusca), BMW 700, NSU Prinz e DKW Junior, além do italiano Fiat 1100 (Millecento) e do checo Skoda Octavia. Os próprios franceses não ofereciam concorrentes diretos, mas havia o Citroën 2CV em um segmento pouco abaixo e, acima do Dauphine, o Simca 1000 e o Peugeot 403. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail * Fotos do 1093 nacional e do Teimoso: Cláudio Larangeira, gentileza de Fabio Steinbruch Data de publicação: 22/7/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |