Alquimia viking

A história de sucesso dos pequenos PV444, 544 e
seus derivados superou qualquer expectativa da Volvo

Texto: Fabiano Pereira – Fotos: divulgação

PV444 x 25. Não, não é nenhum tipo de fórmula química que explique o fenômeno do primeiro grande sucesso comercial da Volvo. O cálculo só anuncia quantas vezes as previsões de vendas para o primeiro compacto da marca sueca estavam equivocadas. Das oito mil unidades planejadas inicialmente, quase 200 mil (exatas 196.005) foram fabricadas até que o modelo fosse rebatizado de PV544, em 1958 — para vender ainda mais, muito mais.

Se consideradas todas as derivações desse "besouro" da Volvo, com 440 mil unidades, o projeto vendeu 55 vezes mais que o esperado! Apesar de parecer algum fenômeno premeditado, as modestas previsões de venda indicam que houve uma inesperada conjunção de fatores para gerar esses excelentes resultados. Acima de tudo a competência da Volvo na evolução do projeto e, sim, um carisma junto ao público sem igual entre os carros suecos. Felizmente, a empresa soube aproveitar muito bem tamanho sucesso.

Gustaf Larson e Assar Gabrielsson, os fundadores da Volvo, e o modelo ÖV4, de 1927: o
preço do primeiro carro da marca seria mantido, 17 anos depois, na apresentação do PV444

Tudo isso aconteceu mesmo após um início atribulado. Sua primeira aparição pública ocorreu numa exposição no Royal Tennis Hall de Estocolmo, organizada pela própria Volvo em setembro de 1944, na esperança de tempos de paz e prosperidade econômica que a Segunda Guerra Mundial havia afastado. O outro destaque, o PV60, era pouco mais que uma evolução dos modelos pré-guerra.

Nos dez dias do evento, mais de 148 mil visitantes foram prestigiar a nova linha de veículos da empresa, com especial interesse pelo PV444, o primeiro carro da marca com estrutura monobloco em aço. Como resultado, 2.300 contratos de compra foram assinados durante a exibição e nos dias subseqüentes. Havia até quem quisesse pagar o dobro para uma entrega antecipada. Mas, afinal, o que o compacto sueco oferecia para gerar tanto apelo de vendas?

Mera derivação dos modelos anteriores à guerra, o PV60 não emplacou: os europeus queriam novidades

Mistura sem mistérios   O PV444 era frugal e pequeno, apesar de inspirado nos carros americanos da época. Para completar, tinha o mesmo preço (4.800 coroas) do primeiro Volvo produzido, o ÖV4, apelidado de Jakob. Isso nos idos de 1927! Com o menor motor feito até então pelo fabricante, a configuração do PV444 era ideal para uma Europa que logo se recuperaria dos efeitos da guerra sobre a economia, não sem passar por um longo período recessivo. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 1/5/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados