Alquimia viking
A história de sucesso
dos pequenos PV444, 544 e |
|
PV444 x 25. Não, não é
nenhum tipo de fórmula química que explique o fenômeno do primeiro
grande sucesso comercial da Volvo. O cálculo só anuncia quantas vezes as
previsões de vendas para o primeiro compacto da marca sueca estavam
equivocadas. Das oito mil unidades planejadas inicialmente, quase 200
mil (exatas 196.005) foram fabricadas até que o modelo fosse rebatizado
de PV544, em 1958 — para vender ainda mais, muito mais. |
![]() |
|
Gustaf
Larson e Assar Gabrielsson, os fundadores da Volvo, e o modelo ÖV4, de
1927: o Tudo isso aconteceu
mesmo após um início atribulado. Sua primeira aparição pública ocorreu
numa exposição no Royal Tennis Hall de Estocolmo, organizada pela
própria Volvo em setembro de 1944, na esperança de tempos de paz e
prosperidade econômica que a Segunda Guerra Mundial havia afastado. O
outro destaque, o PV60, era pouco mais que uma evolução dos modelos
pré-guerra. |
![]() |
Mera derivação dos modelos anteriores à guerra, o PV60 não emplacou: os europeus queriam novidades |
Mistura sem mistérios O PV444 era frugal e pequeno, apesar de inspirado nos carros americanos da época. Para completar, tinha o mesmo preço (4.800 coroas) do primeiro Volvo produzido, o ÖV4, apelidado de Jakob. Isso nos idos de 1927! Com o menor motor feito até então pelo fabricante, a configuração do PV444 era ideal para uma Europa que logo se recuperaria dos efeitos da guerra sobre a economia, não sem passar por um longo período recessivo. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 1/5/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |