Seus concorrentes incluíam marcas de prestígio e os melhores sedãs de fabricantes de menor luxo: os alemães BMW 2000 tilux e mais tarde 525, Mercedes-Benz 230, Opel Commodore GS e Admiral 2800 S e Ford Taunus 20 M RS e 26 M; o francês Citroën DS 21; e os ingleses Jaguar 420 e XJ6 e Rover P6 3500. À exceção do Citroën, no entanto, eram modelos mais conservadores na aparência e na mecânica. |
Além do
potente motor de dois rotores, o Ro 80 oferecia toda uma
mecânica moderna, com Avançado por
inteiro
Como se sabe, o motor Wankel utiliza rotores e não pistões. O do sedã
da NSU tinha dois rotores de 497 cm³ cada, o que resulta em quase 1,0
litro, mas as normas da FIA (Federação Internacional do Automóvel)
duplicam sua cilindrada ao comparar com motores convencionais. Mesmo
assim, seu rendimento corresponde ao de um 2,0-litros recente e não de
1967: potência máxima de 115 cv a 5.500 rpm e torque de 15,5 m.kgf a
4.500 rpm, obtidos com dois carburadores Solex. Apesar do peso (1.340
kg) e do porte avantajado, o carro acelerava de 0 a 100 km/h em 12,8
segundos e chegava à máxima de 180 km/h, desempenho que não faria feio
hoje em um carro dessa potência. Com as baixas vibrações do motor,
podia ser mantido em alta velocidade sem aparentar esforço. |
Embora grande e pesado, o carro tinha bom desempenho: de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos, com um motor de 115 cv e câmbio de apenas três marchas |
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E mais: os freios eram a disco (os dianteiros do tipo interno, montado distante da roda, para menor massa não-suspensa) e dotados de servo e duplo circuito hidráulico, além de regulador de pressão nos traseiros em função da altura de rodagem. A direção de pinhão e cremalheira, tipo também moderno, era assistida e o tanque de combustível ficava em posição bem protegida de impactos, atrás do banco traseiro (como no Chevette). O resultado era um carro muito estável e seguro, que podia acompanhar os melhores sedãs de seu tempo em uma estrada sinuosa. Um dos motes usados em sua publicidade era Vorsprung durch Technik, ou avanço por meio da técnica, em alemão — hoje divulgado pela Audi. Continua |
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