A revista italiana Quattroruote, em avaliação no ano do lançamento, destacava "a ausência de vibrações e o silêncio em marcha lenta. (...) Naturalmente, quanto mais altas as rotações, mais o motor se equilibra. A presença do conversor de torque no câmbio faz com que a elasticidade não brilhante do Wankel se note menos, mas é facilmente perceptível que seu regime de utilização começa acima de 4.000 rpm. O câmbio de três marchas parece insuficiente, pois se sente claramente um buraco na passagem da segunda para a terceira."

O comportamento seguro e as baixas vibrações do motor eram destaques do NSU, considerado pela revista Quattroruote "um dos poucos em que se fala comodamente à velocidade máxima"

Apesar da crítica ao motor, a revista elogiava o conjunto do automóvel: "É um dos poucos carros nos quais, à velocidade máxima, se fala comodamente. A suspensão foi estudada de modo excepcional; o espaço, tanto na frente quanto atrás, é mais que bom; e a direção se mantém sempre a um nível agradável, sem tolher de modo algum a sensibilidade do motorista."

No todo, o Ro 80 parecia destinado ao sucesso — mas não demorou a enfrentar problemas de confiabilidade. Além do alto consumo, o motor Wankel apresentava desgaste prematuro da vedação dos rotores, o que gerava perdas graduais de desempenho e exigia ampla reforma do motor em intervalos curtos, como 50 mil quilômetros. A NSU bem que trabalhou para resolver os problemas e, na linha 1970, apresentou uma versão aprimorada, com melhor refrigeração e materiais internos mais resistentes. Mas o dano à imagem em um carro de seu segmento, destinado a consumidores exigentes, foi definitivo.
Continua

O desgaste prematuro dos vedadores do motor foi combatido pela marca, mas o prejuízo à confiança do público já estava feito, o que limitou as chances de êxito do Ro 80
Os especiais
Algumas interessantes propostas foram criadas com base na mecânica do Ro 80. O estúdio italiano Bertone elaborou um belo cupê esporte, o Trapeze (em cima), apresentado no Salão de Paris de 1973. O motor rotativo vinha em posição central e o pára-brisa envolvente ligava-se de modo suave aos vidros laterais, com colunas dianteiras estreitas e quase invisíveis por fora. Uma faixa protetora em azul dava a volta na carroceria, ligando os pára-choques.

Outro projeto baseado no motor do NSU foi o Pininfarina Quarz Quattro, de outro renomado estúdio italiano. Mostrado no evento de Turim de 1971, era um grande sedã de quatro portas com linhas ousadas e aerodinâmicas, quase sem protuberâncias. Estranhos eram a parte traseira e o teto, bem retilíneos, em desacordo com o restante.

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade