Na Europa, em 1964, o Giulia TI Super Autodelta competiu no
Campeonato Europeu de Turismo contra Ford
Lotus Cortina GT, Abarth 850 TC e 1000 Berlina,
Saab 96 Sport,
Austin Mini Cooper S,
BMW 1800 TI,
Lancia Flavia Sport Zagato,
Mercedes-Benz 300 SE e,
por incrível que pareça, um
Ford Galaxie com 500 cv.
Na década de 70 o modelo GTAm também fez presença importante nessa
categoria. Tinha pára-lamas bem mais largos, era mais baixo e
aliviado em peso. Disputava corridas de longa duração como a 24
Horas de Spa-Francorchamps, onde enfrentava
Ford Capri RS 2600 e
BMW "Batmóvel" 3.0 CSL.

Os Alfas em terras
brasileiras tiveram muito destaque nos anos 60. Uma das equipes
mais famosas com o Giulia foi a Jolly. O italiano Emilio Zambello,
dono de concessionária Alfa Romeo em São Paulo, fundou a equipe de
competições com o empresário Piero Gancia, seu compatriota.
Famosos daquela época, mesmo que não fossem pilotos, corriam e
enfrentavam equipes oficiais fortes como as de Simca, Willys e
Vemag. Com o tempo, a concorrência aumentou com a chegada de
Alpine,
DKW-Malzoni, Simca-Abarth e
Fitti-Porsche. |
A Jolly colecionou várias vitórias. Em 1966 garantiu a 1.000
Quilômetros de Brasília, com a dupla Piero Gancia e Marivaldo
Fernandes, e a 24 Horas de Interlagos, com a dupla Emilio Zambello
e Ubaldo César. Um especialista em Alfas preparou vários carros
vencedores: Giuseppe Perego. Não importava se as provas eram de
longa ou curta duração, o pequeno bólido fazia manchete. Gancia se
tornou campeão brasileiro naquele ano.
Em 1968, com um Alfa GTA, Francisco Lameirão e Wilson Fittipaldi
Jr. venceram a 1.000 Quilômetros da Guanabara. Nesse ano o GTA não
parou de freqüentar as páginas de jornais e revistas
especializadas. Também levaram a melhor na Prova Rodovia do Xisto,
com Ubaldo César Lolli, e na 500 Quilômetros da Guanabara, com
Lameirão e Zambello. Em 1969 o grande José Carlos Pace, o "Môco",
e Marivaldo Fernandes faturaram a 1.000 Quilômetros de Brasília
também com o GTA.
Em 1970 foi a vez dos irmãos empresários Abílio Diniz (pai de
Pedro Paulo) e Alcides Diniz vencerem a Mil Milhas Brasileiras com
um Alfa GTAm. Outra prova de muita importância na época, a 250
Milhas de Interlagos, foi vencida por Tite Catapani e Piero Gancia
num GTA. A capital federal voltou a aplaudir na 1.000 Quilômetros
de Brasília os pilotos Marivaldo Fernandes e Emilio Zambello,
também de GTA. No ano seguinte, na 12 Horas de Interlagos, mais
uma vez os irmãos Diniz ganharam num GTAm.
O Giulia competiu e fez bonito em corridas de curta e longa
duração, ficando na frente de carros mais velozes e de categorias
superiores, como o Lola T70, o
Ford GT 40 e o Alfa P33.
Vários famosos pilotaram o GTA, que até hoje corre no Brasil em
provas de carros clássicos. |