|
Nome de mulher e uma longa carreira
Diferente
no estilo e refinado na mecânica, o Lancia |
Vincenzo Lancia começou a fabricar carros em 1907. Piloto de corridas, trabalhava antes na Fiat, na cidade de Turim, na Itália. E nesta também construiu sua fábrica de automóveis. A Lancia, durante boa parte do século passado, fez carros distintos e muito característicos. Obteve sucesso nas pistas, pela tradição de seu fundador, e também nas cidades de toda a Europa. |
A traseira
era acanhada, mas os faróis que pareciam olhos esbugalhados e a Era o primeiro Lancia e
um dos primeiros italianos com tração dianteira. Seu câmbio era de quatro marchas, todas
sincronizadas. Por ser um carro de quase 1.200 kg, seu desempenho não entusiasmava, com velocidade máxima de 148 km/h. Mas o comportamento dinâmico era bom: o carro era estável, confortável (usava pneus 165-15) e muito seguro, graças aos quatro freios a disco com duplo circuito hidráulico. A suspensão dianteira tinha rodas independentes e feixe de molas transversal; a traseira, eixo rígido com feixe de molas longitudinais. |
O motor de quatro cilindros
opostos o levava a apenas 148 km/h na versão inicial, mas unidades de
maior cilindrada e potência foram aplicadas mais tarde |
Por dentro era espaçoso e confortável, com seis lugares. O volante grande tinha dois raios, mais o aro de buzina cromado, e a alavanca de câmbio ficava na coluna de direção. O painel oblongo trazia velocímetro com graduação horizontal, conta-giros, relógio, marcadores de temperatura de nível de tanque de combustível, de 48 litros. Não era um carro barato. Nessa época seus concorrentes na Itália eram, em preço, o Fiat 1800, maior que ele, e o Alfa Romeo Giulia Super. Na França fazia frente ao
Citroën DS e na Alemanha ao BMW 1800. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 8/10/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |