Também interessante era o cupê apresentado no mesmo ano por Zagato -- o Sport 1.5 --, que era outro construtor independente italiano e autor de carros pouco convencionais no que se refere a estilo. Tinha sua carroceria toda em alumínio e era muito aerodinâmico. Os Zagatos eram originais, audaciosos e bonitos. Esses modelos não eram produzidos na mesma fábrica do quatro-portas, na cidade de
Chivasso, a leste de Turim, e sim nos próprios "ateliês". |
![]() |
O cupê de 2+2 lugares era
desenhado e produzido por Pininfarina. O motor de 1,5 litro tinha 12
cv a mais que no sedã, chegando a 90 cv |
Em 1963, como opcional, o motor de 1.800 cm3 e 92 cv chegava para aumentar a gama. Dois anos depois, todos os modelos equipados com o motor 1,8-litro, inclusive o quatro-portas, dispunham de injeção direta mecânica Kugelfischer como opcional. Sua potência passava a 102 cv e o sedã tinha o rendimento sensivelmente elevado. A velocidade máxima do cupê e do conversível passava para 180 km/h, nos carros fabricados pela Pininfarina, e 188 no produzido pela
Zagato. |
A partir do cupê foi
realizado este conversível. Lançado em 1962, deixava de ser
produzido já em 1967 |
![]() |
No mesmo ano a marca completava 60 anos de fundação e seus modelos mais luxuosos festejavam em números romanos, com o logotipo
LX na traseira. O Flavia também ganhava mais fôlego graças ao novo motor de 2,0 litros. Podia vir com carburador (114 cv) ou injeção (126 cv), para velocidade final de 175 e 180 km/h, nesta ordem. Os modelos Zagato Sport e Pininfarina conversível deixavam de ser fabricados. |
![]() |
O Flavia Sport 1.5, com
projeto e fabricação pelo estúdio de Zagato: linhas originais e
bastante modernas para seu tempo |
Mais uma vez toda a carroceria era modificada. Na frente mudavam os faróis e a grade, sendo que a parte central desta estava mais identificada com o famoso esportivo Aurelia da década de 50. Também tinha novos pára-choques e a traseira, remodelada, era muito parecida com o irmão menor
Fulvia. Por dentro trazia painel mais moderno, com mostradores quadrados, forração de madeira e volante também de madeira de dois raios. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |