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Um combatente com nome de mulher

Num tempo de belos protótipos, a inglesa
Lola fez bonito nas pistas com o clássico T70

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

Os anos 60 talvez tenham produzido os mais belos protótipos de competição de todas as épocas. Carros de corridas especiais disputavam provas em todos os continentes. Modelos como Ford GT 40, Porsches 906, 908, 910 e 917 e Ferraris 250 LM e 512 S fizeram bonito nas pistas e fora delas -- nas revistas, livros e filmes.

Um modelo inglês, de um pequeno construtor, figurou entre os mais belos: o Lola T70. A empresa Lola Cars, situada em Slough, foi instituída em 1958 e sempre se dedicou às pistas. Construía carros de competição para diversas categorias. Eric Broadley, um projetista de destaque, seu criador e fundador, lançou o T70 em 1965 para competir no Campeonato Mundial de Marcas.

Modelos T70 de 1968 (no alto) e 1967 (acima): linhas aerodinâmicas e potentes V8

O protótipo, muito baixo, tinha dois lugares, exigência para se enquadrar no Grupo 7 -- um cupê. Media 3,99 metros e pesava 880 kg. Suas linhas eram agressivas, mas ao mesmo tempo suaves e elegantes. A frente baixa tinha pára-lamas curvos e elevados. No ponto mais alto deles estavam os retrovisores em forma de cone. No meio, fazendo parte da frente, o capô rebaixado. Carenagens transparentes, uma em cada extremidade, protegiam dois potentes faróis cada e ajudavam na aerodinâmica. Entre eles, uma pequena grade.

Os modelos de competição desta categoria, na época, precisavam de um grupo ótico potente para enfrentar as provas de longa duração, com etapas noturnas, que eram muito longas como as corridas de 24 horas ou 1.000 quilômetros. Os pilotos e os componentes como motores, suspensões e pneus se desgastavam muito em Le Mans, Nürburgring, Sebring, Daytona e outros circuitos famosos ao redor do mundo. Corridas românticas, do que o automobilismo hoje guarda muito pouco.

O pára-brisa, quase uma meia circunferência, dava continuidade à inclinação do capô. A capota era mínima, pois as portas quase a tomavam. Quando se abriam totalmente, ficavam perpendiculares ao carro -- uma "semi-asa-de-gaivota". Logo atrás delas havia grandes entradas de ar para o motor. A traseira enorme seguia a mesma linha da capota, e na extremidade tinha um discreto spoiler incorporado. Abrigava potentes propulsores de oito cilindros em V logo após os bancos.

Detalhe interessante é que havia um estepe logo atrás. No meio do grande capô havia um flanco rebaixado, onde o grande motor ficava à vista. Seu criador teve grande participação no projeto do GT 40 e este carro deu inspiração às linhas do Ford J. Aqueles que brincaram de Autorama nos anos 60 se lembram do carrinho da Estrela.

O T70 na 1.000 Quilômetros de Dijon. Os potentes faróis eram comuns nos carros para provas de longa duração

Em 1965 o modelo T70 usava um V8 de origem Ford, que já fora utilizado no Cobra e no GT 40. Tinha lubrificação por cárter seco, 4.727 cm3 de cilindrada, quatro carburadores Weber 48 IDA de corpo duplo e taxa de compressão de 10:1. Seu consumo era alto, algo muito levado em conta numa corrida de longa duração. Resultava numa potência de 360 cv a 6.000 rpm e velocidade final de 280 km/h.

A caixa de câmbio era uma Hewland LG 500 de quatro marchas. O chassi monocoque era feito em alumínio e tubos de aço. Para segurar a fera, freios a disco nas quatro rodas da renomada marca Girling com pinças em liga leve. As rodas de aro 15 pol tinham tala de 8 pol, nas dianteiras, e 10 pol nas traseiras. 

Em 1966 a versão Mk 2 ia para as pistas. Participou do famoso Campeonato Norte-Americano, Can-Am, fazendo parte da não menos famosa equipe Sunoco, com sua cor azul-marinho metálico. O piloto era o futuro construtor de carros de Fórmula 1 John Surtees. Agora usava um motor Chevrolet de 6,0 litros. Também nesse ano o bólido estava sendo desenvolvido com um motor Aston Martin, que seria a base para os modelos de rua a partir de 1969. Continua

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Data de publicação deste artigo: 14/5/02

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