O felino brasileiro
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Homens
arrojados desenvolveram o esportivo nacional mais famoso,
bonito e original. Tudo começou quase na metade da década
de 60, quando nossa indústria automobilística ainda
engatinhava. Nossos carros eram originários de marcas
americanas ou européias, idênticos aos que ainda eram
-- ou já haviam deixado de ser -- fabricados lá fora. |
O GT Malzoni,
com mecânica DKW de três cilindros, deu início a uma
história que incluiria exportação de 1.035 unidades,
até para a Suiça (no alto) Clique para ampliar a imagem |
Estes homens arrojados
eram Jorge Lettry, que comandava na época o departamento
de competições da Vemag, e o projetista Genaro "Rino"
Malzoni, que mais tarde emprestaria seu sobrenome ao novo
esportivo nacional. Juntaram-se a eles na empreitada Anísio
Campos, piloto e designer, Luís Roberto Alves
da Costa, Mílton Masteguin e Mário César "Marinho"
de Camargo Filho, piloto da Vemag e possuidor de grande
prestígio à época. Malzoni já tinha experiência com
carrocerias originais feitas por ele usando chassis
nacionais -- ele "encarroçava", vestia
estruturas. A decisão recaiu sobre o chassi e a motorização DKW-Vemag, de dois tempos, três cilindros e tração dianteira. Este conjunto já havia mostrado seu valor nas pistas, com os DKW altamente modificados. Dizia-se no meio automobilístico que estes carros recebiam elogios da Auto Union da Alemanha, pois ninguém -- nem os próprios alemães -- conseguia extrair tanta potência dos pequenos motores. |
Vidro
traseiro envolvente e quatro lanternas circulares,
caracteres de estilo do Malzoni Clique para ampliar a imagem |
No
entanto, Jorge Lettry -- com quem o Best Cars Web
Site conversou especialmente para este artigo --
contesta, afirmando tratar-se de puro mito os tais
elogios: "Os alemães nunca deram a mínima bola
para o assunto, pois também tinham a mesma potência". |
Em 1966 surgia o Puma GT, com estilo de Anísio Campos inspirado no Ferrari 275 GT e o mesmo motor DKW dois-tempos |
Utilizava nas pistas os
motores Vemag mais fortes, embora nenhum deles chegasse
à potência de 103 cv, com apenas 1.080 cm3, de um DKW
de fábrica especialmente preparado para uma Mil Milhas.
As fábricas na época faziam muita propaganda de seus
carros nas competições, principalmente em revistas e
jornais -- a televisão ainda não era um veículo de
comunicação tão difundido como hoje. Foi criada então a empresa Lumimari -- nome formado pela junção de Luís, Mílton, Marinho e Rino -- para dar inicio à produção em série. A carroceria, nitidamente inspirada na escola italiana, seria de plástico reforçado com fibra-de-vidro. O carro era pequeno, bonito e mais leve com o novo material. Tinha faróis carenados e logo abaixo ficava a grade oblonga, com frisos horizontais. A distância entre eixos passava de 2,47 para 2,22 metros. Rodas Mangels, com centro de aço e aro de liga leve, e limpadores em sentido contrário faziam diferenças. Seu primeiro nome era GT Malzoni. |
O modelo das pistas evoluiu para um cupê luxuoso, confortável e com excelente posição de dirigir |
Para a
produção em série o motor, de dois tempos e três
cilindros, tinha 981 cm3 e sistema de lubrificação
automática Lubrimat, sem necessidade de mistura de óleo
à gasolina no tanque de combustível. Sem o Lubrimat, a
mistura era 97,5% de gasolina e 2,5% de óleo, ou 40:1.
Com a bomba, passava a 60:1 em termos médios -- a vazão
da bomba dependia de rotação e aceleração. Com potência
de 50 cv a 4.500 rpm e apenas 890 a 900 kg de peso (o sedã
pesava 1.000 kg), atingia velocidade máxima em torno de
145 km/h e acelerava bem para os padrões da época. |
Vidro traseiro também envolvente, lanternas alongadas, limpadores em sentidos contrários, carroceria em plástico com fibra de vidro: o Puma GT |
Sua posição
de dirigir era impecável, com alavanca de câmbio no
assoalho trazendo a manopla em forma de pêra, mas
mantendo o "H" do DKW-Vemag de alavanca na
coluna: marchas ímpares em baixo e pares em cima, com a
ré ao lado da segunda. |
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pela entrevista concedida; Renato Malcotti, © Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |