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"Que saudades da antiga supremacia!", deve
estar pensando hoje a Toyota, depois de ver sua liderança entre os
sedãs médios bombardeada por todos os lados. Além do novo Civic, que
tomou do Corolla o trono nos últimos meses, há a terceira geração do Vectra e a segunda do
Mégane. Os três foram lançados num espaço de seis meses com o
mesmo objetivo: tirar o Corolla da confortável posição que mantinha
desde o lançamento do modelo atual, há quatro anos.
Selecionar os modelos e versões para este supercomparativo não foi
simples. De um lado, havia o interesse em avaliar o Civic em sua versão
mais interessante, a EXS, dotada de exclusivo câmbio automático com
operação manual por alavancas no volante. De outro, a necessidade de
manter os competidores dentro de um leque de preços não muito grande.
Com o Mégane foi fácil: o câmbio automático vem apenas na versão
Dynamique
2,0-litros, que
custa R$ 70,8 mil com pintura metálica. O Civic EXS (R$ 80,4 mil com o
recente aumento) fica dentro de uma tolerância
aceitável, assim como o Corolla SE-G, de R$ 78,8 mil, ambos sem oferta de
opcionais. O Vectra Elegance 2,0 parte de R$ 62 mil, mas traz poucos
itens de série. Com câmbio automático, que é vinculado a bolsas infláveis
e freios com
sistema antitravamento (ABS), entre outros itens, vai a R$ 75,8 mil,
dentro da faixa dos demais.
O que deu trabalho foi o Focus, que merece participar por ter
vencido (junto do extinto Astra Elite sedã) o
comparativo anterior da categoria, em 2004, e ainda não havia sido
avaliado com câmbio automático e o novo motor Duratec. Sem a versão Ghia,
que teria preço ideal (R$ 69,7 mil com essa caixa), a Ford pôde ceder
apenas um GLX, que com todos os opcionais fica em moderados R$ 58 mil.
Ao menos serviu como referência dos atributos comuns a ambas as versões.
Se faltou o equilíbrio ideal em preço, nos outros três dos
"quatro Ps" de nossos comparativos a competição foi parelha. Todos com a
mesma proposta, estão próximos em porte (o comprimento
varia até 18 centímetros, e a distância entre eixos, 10 cm) e
potência (variação máxima de 19 cv, que diminui para 4 cv sem o Vectra).
Alguns perguntariam: por que não incluir o Ford Fusion, que por R$ 80 mil oferece
mais espaço, potência e equipamentos que os cinco aqui presentes? Embora
seja natural que muitos o considerem uma opção, é preciso respeitar os
"quatro Ps" — o grande sedã mexicano afasta-se dos demais em porte e
potência. Também ficaram de fora os novos Peugeot 307 Sedan e Volkswagen
Jetta, ainda não disponíveis para nossa avaliação.
Continua
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