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Comparativo Completo

Todos querem o trono

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Em seis meses tudo mudou no segmento de sedãs médios,
onde três recém-chegados enfrentam dois veteranos

Chevrolet Vectra Elegance 2,0 Ford Focus GLX 2,0 16V Honda Civic EXS 1,8 16V
Renault Mégane Dynamique 2,0 16V Toyota Corolla SE-G 1,8 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

"Que saudades da antiga supremacia!", deve estar pensando hoje a Toyota, depois de ver sua liderança entre os sedãs médios bombardeada por todos os lados. Além do novo Civic, que tomou do Corolla o trono nos últimos meses, há a terceira geração do Vectra e a segunda do Mégane. Os três foram lançados num espaço de seis meses com o mesmo objetivo: tirar o Corolla da confortável posição que mantinha desde o lançamento do modelo atual, há quatro anos.

Selecionar os modelos e versões para este supercomparativo não foi simples. De um lado, havia o interesse em avaliar o Civic em sua versão mais interessante, a EXS, dotada de exclusivo câmbio automático com operação manual por alavancas no volante. De outro, a necessidade de manter os competidores dentro de um leque de preços não muito grande.

Com o Mégane foi fácil: o câmbio automático vem apenas na versão Dynamique 2,0-litros, que custa R$ 70,8 mil com pintura metálica. O Civic EXS (R$ 80,4 mil com o recente aumento) fica dentro de uma tolerância aceitável, assim como o Corolla SE-G, de R$ 78,8 mil, ambos sem oferta de opcionais. O Vectra Elegance 2,0 parte de R$ 62 mil, mas traz poucos itens de série. Com câmbio automático, que é vinculado a bolsas infláveis e freios com sistema antitravamento (ABS), entre outros itens, vai a R$ 75,8 mil, dentro da faixa dos demais.

O que deu trabalho foi o Focus, que merece participar por ter vencido (junto do extinto Astra Elite sedã) o comparativo anterior da categoria, em 2004, e ainda não havia sido avaliado com câmbio automático e o novo motor Duratec. Sem a versão Ghia, que teria preço ideal (R$ 69,7 mil com essa caixa), a Ford pôde ceder apenas um GLX, que com todos os opcionais fica em moderados R$ 58 mil. Ao menos serviu como referência dos atributos comuns a ambas as versões.

Se faltou o equilíbrio ideal em preço, nos outros três dos "quatro Ps" de nossos comparativos a competição foi parelha. Todos com a mesma proposta, estão próximos em porte (o comprimento varia até 18 centímetros, e a distância entre eixos, 10 cm) e potência (variação máxima de 19 cv, que diminui para 4 cv sem o Vectra).

Alguns perguntariam: por que não incluir o Ford Fusion, que por R$ 80 mil oferece mais espaço, potência e equipamentos que os cinco aqui presentes? Embora seja natural que muitos o considerem uma opção, é preciso respeitar os "quatro Ps" — o grande sedã mexicano afasta-se dos demais em porte e potência. Também ficaram de fora os novos Peugeot 307 Sedan e Volkswagen Jetta, ainda não disponíveis para nossa avaliação. Continua

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Data de publicação: 8/8/06

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