|
Vectra |
Focus |
Civic |
Mégane |
Corolla |
Estilo |
4 |
3 |
4 |
4 |
3 |
Acabamento |
4 |
4 |
5 |
4 |
5 |
Posição de dirigir |
4 |
3 |
4 |
4 |
3 |
Instrumentos |
4 |
3 |
3 |
4 |
4 |
Itens de conveniência |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Espaço interno |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Porta-malas |
5 |
5 |
3 |
5 |
4 |
Motor |
4 |
5 |
5 |
5 |
4 |
Desempenho |
4 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Consumo |
3 |
4 |
5 |
3 |
4 |
Câmbio |
4 |
4 |
5 |
4 |
4 |
Freios |
4 |
3 |
4 |
4 |
4 |
Suspensão |
3 |
4 |
4 |
5 |
4 |
Estabilidade |
4 |
5 |
5 |
4 |
4 |
Segurança passiva |
5 |
4 |
4 |
4 |
4 |
Custo-benefício |
3 |
4 |
4 |
4 |
3 |
Média |
3,93 |
3,93 |
4,18 |
4,12 |
3,87 |
Posição |
3°. |
3°. |
1°. |
2°. |
5°. |
As notas vão de 1
a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa
metodologia |
|
|
Custo-benefício
Ao comparar os preços é preciso
fazer a ressalva ao Focus, que deveria competir no acabamento Ghia e não no GLX.
A versão de topo custa R$ 69,7 mil e inclui bancos de couro, freios ABS e até
teto solar (ausente de todos os oponentes), o que a deixaria muito atraente, com
o menor preço dos cinco. O Mégane supera o Focus Ghia em R$ 1 mil, o Vectra em
R$ 6,1 mil, o Corolla em R$ 9,1 mil, e o Civic, em R$ 10,7 mil, todos na
configuração avaliada.
E quanto aos automóveis em si? No conjunto, dois estão em claro destaque: o
Civic, por sua modernidade em todos os aspectos e uma mecânica feita para o
prazer em dirigir, e o Mégane, bastante atual, bonito e agradável ao motorista.
Se o Focus perdeu atualidade, ainda tem atributos como o motor e a suspensão,
além do preço muito convidativo.
O Vectra mostra que uma roupa nova sobre uma plataforma antiga, e com mecânica
ainda mais defasada, só convence se o preço for atraente. Como não é, fica em
terceiro lugar junto do Focus. Por fim, o Corolla mantém-se um bom produto, mas
está envelhecendo, não eliminou seus velhos problemas (motor áspero, posição do
volante) e o preço desta versão tornou-se injustificável com a renovação dos
oponentes da Honda e da Renault. Como já dissemos, a supremacia da Toyota
está cada dia mais difícil.
Continua |