As versões de três e cinco
portas têm mudanças só na frente e na traseira, que trouxeram um aspecto
mais moderno; a seção central é a mesma do modelo anterior |
O
Pajero é um daqueles produtos do leque de opções da Mitsubishi que podem
ser considerados queridinhos. Há 25 anos no mercado mundial (leia
história), foi um dos primeiros modelos, juntamente com o Eclipse, a
desembarcar no Brasil quando a marca se instalou como importadora. Desde
então, muita coisa aconteceu com o utilitário esporte e com a própria
Mitsubishi, agora também fabricante de veículos. O Pajero ganhou uma
ampla família, com o Sport e o TR4,
mas foi sempre o modelo maior — Pajero Full — o topo de linha da marca,
aquele que recebeu primeiro as inovações aplicadas.
Presente no Brasil desde a segunda geração, o Pajero Full é sucesso
entre aqueles que apreciam o fora-de-estrada ou o estilo robusto. Por
isso, a terceira geração foi
lançada aqui em 2000 antes mesmo que na Europa e nos Estados Unidos.
Dessa vez isso não ocorreu. A reestilização que a marca chama de quarta
geração chega após o lançamento europeu, que se deu no Salão de Paris em
setembro. Os americanos não têm mais o modelo.
O carro passou por alterações interessantes e, de fato, evoluiu tanto em
estética quanto em mecânica, embora alguns aprimoramentos no acabamento
fossem bem-vindos. A Mitsubishi explora ao extremo a imagem do Pajero
como o vencedor do rali Dakar, ainda que em comum com o carro de
competição o "civil" tenha apenas o nome. A concorrência é vasta e passa
por modelos como Hyundai Santa Fe, Jeep Grand Cherokee, Land Rover
Discovery, Nissan Pathfinder e
Toyota Land Cruiser Prado.
O novo Pajero traz duas opções de motores, um a diesel e outro a
gasolina. O primeiro tem quatro cilindros, 3,2 litros e
injeção eletrônica de duto único. Produz
potência de 165 cv a 3.500 rpm e torque de 38,1 m.kgf a apenas 2.000
rpm. Embora o motor a diesel tenha bons números, o que impressiona mesmo
é o V6 de 3,8 litros e 24 válvulas a gasolina. Equipado agora com o
variador do comando de válvulas que a
Mitsubishi batizou de MIVEC (Mitsubishi Innovative Valve Timing
Electronic Control System), tem seu torque máximo de 33,6 m.kgf a 2.750
rpm e rende uma vigorosa potência de 250 cv a 6.000 rpm. O MIVEC atua
nos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão, ficando as
de escapamento sem sua interferência. O motor V6 possui ainda
coletor de admissão variável.
Continua |