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Avaliado em asfalto e num circuito fora-de-estrada, o Pajero V6 mostrou a conhecida valentia, desempenho correto e melhor acerto de suspensão

Externamente o Pajero sofreu alterações apenas na parte frontal e na traseira, ficando a seção central intacta. Recebeu novos faróis, grade, pára-choques e capô, que passou a ser de alumínio para redução de peso. O resultado é bom: o conjunto frontal é harmônico com o restante das linhas. Na traseira houve mudanças nas lanternas, que no cinco-portas agora são menores, e no estepe, antes deslocado para a direita e agora no centro. Além disso, sua remoção só pode ser feita pelo interior do veículo. Essas alterações não foram tão felizes quanto as da parte dianteira: no cinco-portas a traseira não transmite a modernidade e robustez que o carro merece.

Durante a apresentação à imprensa, em São Roque, SP, não foi possível avaliar as duas opções de motor. Optamos pelo V6 a gasolina por ser o mais potente e também a mais nova aposta da Mitsubishi, que agora oferece a versão GLS de cinco portas com esse motor, antes restrito ao diesel. O trajeto de avaliação possuía estradas de terra, trechos com nível de dificuldade mais acentuado, trechos de asfalto, uma pequena serra com seqüências de curvas e também uma volta em uma pista fora-de-estrada.

Nesse percurso foi possível notar que o carro está mais firme, já que a rolagem da carroceria nas curvas diminuiu. Quando se transpõem obstáculos, as transferências de peso são menos sentidas nas freadas bruscas e nas acelerações e a direção está com respostas mais rápidas. Ainda é preciso esterçar bastante para fazer uma curva, como foi possível notar na pista fora-de-estrada, mas ela surpreende quando a condução é feita no asfalto.

O motor V6 3,8 é adequado para o Pajero. Não lhe confere um desempenho esportivo como a potência poderia sugerir, mas se mostra mais do que suficiente para movimentar o peso do veículo, ainda que carregado, em estradas em boas ou más condições, já que possui em abundância torque e potência. O utilitário ficou mais confortável, continua silencioso e com um rodar muito suave para a proposta que tem.

Sem dúvida o novo Pajero terá como público poucas pessoas que poderão pagar o que se pede. Mas aqueles que tiverem esse privilégio ficarão com um utilitário esporte bem desenvolvido, que corresponde à expectativa criada a seu redor e que tem condições de circular nas mais severas condições, como sua maciça propaganda faz supor.

Ficha técnica
HPE V6 cinco-portas
MOTOR - longitudinal, 6 cilindros em V; comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 95 x 90 mm. Cilindrada: 3.828 cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 250 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 33,6 m.kgf a 2.750 rpm.
CÂMBIO - automático, 5 marchas; tração integral.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, braços sobrepostos; traseira, independente, multibraço.
RODAS - 17 x 7,5pol; pneus, 265/65 R 17.
DIMENSÕES - comprimento, 4,9 m; largura, 1,875 m; altura, 1,87 m; entreeixos, 2,78 m; capacidade do tanque, ND; porta-malas, ND; peso, 2.190 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 200 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,8 s.
Dados do fabricante; consumo não disponível; ND = não disponível

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