



Avaliado em asfalto e num
circuito fora-de-estrada, o Pajero V6 mostrou a conhecida valentia,
desempenho correto e melhor acerto de suspensão |
Externamente o Pajero sofreu alterações apenas na parte frontal e na
traseira, ficando a seção central intacta. Recebeu novos faróis, grade,
pára-choques e capô, que passou a ser de alumínio para redução de peso.
O resultado é bom: o conjunto frontal é harmônico com o restante das
linhas. Na traseira houve mudanças nas lanternas, que no cinco-portas
agora são menores, e no estepe, antes deslocado para a direita e agora
no centro. Além disso, sua remoção só pode ser feita pelo interior do
veículo. Essas alterações não foram tão felizes quanto as da parte
dianteira: no cinco-portas a traseira não transmite a modernidade e
robustez que o carro merece.
Durante a apresentação à imprensa, em São Roque, SP, não foi possível
avaliar as duas opções de motor. Optamos pelo V6 a gasolina por ser o
mais potente e também a mais nova aposta da Mitsubishi, que agora
oferece a versão GLS de cinco portas com esse motor, antes restrito ao
diesel. O trajeto de avaliação possuía estradas de terra, trechos com
nível de dificuldade mais acentuado, trechos de asfalto, uma pequena
serra com seqüências de curvas e também uma volta em uma pista
fora-de-estrada.
Nesse percurso foi possível notar que o carro está mais firme, já que a
rolagem da carroceria nas curvas diminuiu. Quando se transpõem
obstáculos, as transferências de peso são menos sentidas nas freadas
bruscas e nas acelerações e a direção está com respostas mais rápidas.
Ainda é preciso esterçar bastante para fazer uma curva, como foi
possível notar na pista fora-de-estrada, mas ela surpreende quando a
condução é feita no asfalto.
O motor V6 3,8 é adequado para o Pajero. Não lhe confere um desempenho
esportivo como a potência poderia sugerir, mas se mostra mais do que
suficiente para movimentar o peso do veículo, ainda que carregado, em
estradas em boas ou más condições, já que possui em abundância torque e
potência. O utilitário ficou mais confortável, continua silencioso e com
um rodar muito suave para a proposta que tem.
Sem dúvida o novo Pajero terá como público poucas pessoas que poderão
pagar o que se pede. Mas aqueles que tiverem esse privilégio ficarão com
um utilitário esporte bem desenvolvido, que corresponde à expectativa
criada a seu redor e que tem condições de circular nas mais severas
condições, como sua maciça propaganda faz supor. |