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O interior é muito bem-equipado, sobretudo na versão HPE, e oferece sete lugares no modelo de cinco portas

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O motor 3,2 turbodiesel, em cima, tem boa potência de 165 cv, mas é o V6 3,8 a gasolina que impressiona: 250 cv com auxílio de variadores do comando e do coletor

As opções   Ambos os motores estão disponíveis nas duas versões de carroceria do Pajero, de três e cinco portas. Há dois níveis de acabamento, GLS e HPE, sendo que o GLS fica restrito ao cinco-portas. Já ano-modelo 2008, começa a ser vendido no início de maio com os preços sugeridos de R$ 157 mil para GLS cinco-portas, R$ 164 mil para HPE três-portas e R$ 175 mil para HPE cinco-portas, com motor a gasolina. As versões turbodiesel custam R$ 165 mil a GLS com cinco portas, R$ 174 mil a HPE com três e R$ 185 mil a HPE com cinco portas.

As diferenças entre as versões de três e cinco portas incluem distância entre eixos maior na segunda, que tem a opção de sete lugares. De resto têm o mesmo acabamento interno, mas a de cinco portas conta com um ar-condicionado exclusivo para os passageiros do banco traseiro. O câmbio é sempre automático de cinco marchas, com operação manual seqüencial pela alavanca.

O HPE vem bem-equipado: bancos revestidos em couro com aquecimento, ar-condicionado com controle automático, seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas), sistema de áudio para seis discos no painel com leitor de MP3 e comandos no volante, controlador de velocidade, computador de bordo, sensor de estacionamento e retrovisores com luz indicadora de direção e luz de cortesia que ilumina o piso ao redor da porta, entre outros.

O GLS deixa de fora aquecimento de bancos, disqueteira para seis discos com MP3 e comandos no volante, cortinas infláveis (mantendo as quatro outras bolsas) e sensor de estacionamento. Faltam a um carro desse nível os faróis de xenônio. As diferenças entre as versões não abrangem a parte mecânica: qualquer um dos Pajeros vem equipado com freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem e auxílio eletrônico em emergência, controles de tração e estabilidade (ASTC) e o EBAC, o acionamento automático dos freios em condições extremas de aclive, que entra em funcionamento com a tração integral e reduzida acionadas.

Tração que, aliás, é uma das principais e mais festejadas características do Pajero. Batizado de Super Select 4WD, o sistema conta com quatro opções, sendo que as três primeiras podem ser escolhidas com o veículo a velocidades de até 100 km/h. O motorista pode usar só a tração traseira; o modo 4x4 com repartição automática, em que o eixo traseiro pode receber entre 50% e 67% do torque; o 4x4 com bloqueio do diferencial central, de maneira que os eixos dianteiro e traseiro girem à mesma rotação; e o 4x4 com reduzida. A suspensão é moderna, independente nas quatro rodas, com a dianteira composta por braços sobrepostos e a traseira do tipo multibraço.

Cabe notar algumas curiosidades do acabamento, como a parte inferior do painel, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado: parece não ter acompanhado a evolução do restante, pois o plástico ali utilizado destoa do conjunto. Os botões dessa parte do painel parecem também ter parado no tempo, com aspecto antigo, em desconformidade com os belos e modernos comandos do rádio. Por outro lado, além de a cabine possuir diversos LEDs de iluminação, conferindo um aspecto de cabine de avião, o computador de bordo é bem interessante: fornece informações como altitude e pressão atmosférica, além das habituais, em números absolutos e também em uma representação gráfica. Incorporado a ele está a bússola eletrônica. Continua

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