Utilitário esporte civilizado Suspensão independente, câmbio
manual-automático: o |
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Considerado quase um clássico entre os
utilitários-esporte (SUVs), o Mitsubishi Pajero Full --
como a marca o denomina, para evitar confusão com os
menores Pajero Sport e iO -- acaba de chegar a uma nova
geração, a terceira desde que foi apresentado no Salão
de Tóquio de 1981. O Best Cars Web Site
esteve em São Roque, SP para conhecer e avaliar o novo
modelo, com versões de três e cinco portas e três opções
de motores. |
O cinco-portas representa 85% das vendas do Pajero Full. O estilo "musculoso" da frente e os vincos e frisos lhe conferem agressividade... |
Todas as versões são
agora GLS, mas há diferenças mecânicas e de configuração
entre elas. O três-portas vem apenas com motores V6 de
24 válvulas a gasolina. O de três litros (181 cv) e câmbio
manual custa R$ 98.500, sendo o Pajero de entrada. Com o
3,5-litros (202 cv) e câmbio manual-automático vai a R$
109.600. Essas versões, que não têm concorrência
direta no Brasil, devem representar pequena parcela -- 15%
-- nas vendas do Pajero Full. Já o cinco-portas pode ser equipado com essas unidades ou com o turbodiesel de 2,8 litros com intercooler e 125 cv. Os preços são de R$ 109.900 (três-litros automático), R$ 115.700 (turbodiesel manual), R$ 117.800 (turbodiesel automático) e R$ 119.400 (3,5-litros com câmbio manual-automático). Este último é mais caro que o defasado Ford Explorer Limited (V8 de 218 cv), já em vias de substituição, mas custa algo menos que o Nissan Pathfinder SE (V6 de apenas 170 cv) e que o Jeep Grand Cherokee Limited (V8 de 220 cv). E nenhum destes tem o avanço da suspensão traseira independente. A robustez continua marcante no estilo do Pajero Full, gerando identidade com o modelo anterior. A frente de grandes faróis (com refletor único de superfície complexa e lente de policarbonato), os pára-lamas salientes e os vincos e frisos nos pára-choques, capô e laterais conferem ar imponente, bem ao gosto do usuário de utilitários-esporte. O três-portas é sem dúvida mais agradável, enquanto o formato de perua do cinco-portas gera menos harmonia. |
...em
certo desacordo com o formato de perua e as rebuscadas
molduras nas lanternas traseiras. Estas, aliás, deveriam
agrupar funções das luzes de pára-choque Clique nas imagens para ampliá-las |
O estepe
permanece externo, fixado à tampa do porta-malas, e até
spoiler de teto foi previsto para o três-portas. A nota
negativa vai para a moldura nas lanternas traseiras, um
rebuscamento desnecessário. Nota-se, a propósito,
incoerência na função dessas lanternas, pois as
tarefas mais importantes (luzes de freio, direção e
posição) ficam no pára-choque, restando apenas a de
neblina e os refletores na lanterna superior. O ideal
seria ter a de neblina mais baixa e as outras mais altas. |
O conjunto
compacto e atraente agrada muito no Pajero três-portas,
mas é uma opção a ser bem pesada, em função de espaço
limitado e acesso difícil ao banco traseiro Clique nas imagens para ampliá-las |
O interior ganhou em espaço,
sobretudo para cabeça e pernas no banco traseiro, e
refinamento. Revestimento em couro nos bancos e volante,
ar-condicionado e bolsas infláveis são de série em
toda a linha. O acabamento geral é bom e, além do toca-CD
no painel, o sistema de áudio Blaupunkt inclui
disqueteira para cinco discos no console. Apliques imitam
madeira no painel e o banco possui duplo ajuste de altura,
sendo o volante de quatro raios também ajustável. Entre os itens de conveniência destacam-se dois porta-luvas, controles elétricos de vidros com temporizador (função um-toque só para descida no do motorista), controle automático de velocidade, porta-copos na frente e atrás (este muito interessante, pois se compõe a partir de duas peças no apoio de braço central), pára-sóis com extensão (eficientes contra sol lateral e também frontal, dispensando o pára-brisa degradê), antena elétrica com botão para abaixá-la (útil em garagens baixas), indicador de portas mal fechadas e, sem dúvida, o novo mostrador digital no alto do painel. Continua |
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