Faróis, lanternas,
pára-choques, rodas e barras de teto: as alterações externas não
afetaram a carroceria |
Com
quatro anos de nacionalidade brasileira, o Pajero TR4, menor utilitário
esporte da Mitsubishi, recebe sua primeira reestilização. Responsável
por 60% das vendas da linha Pajero, passa a contar com a mesma
identidade visual de seus "irmãos" L200,
L200 Sport e
Pajero Sport, também produzidos na
unidade de Catalão, localizada em Goiás.
À frente, o TR4 2007 ganha dois pares de faróis circulares (os maiores
com luzes de posição, baixa e alta, os menores com auxiliares) inseridos
em uma moldura plástica de mesmo formato do antigo farol, uma solução
para evitar mudanças nas peças metálicas. As luzes de direção passam à
extremidade inferior (à mercê de pedras e alagados) do pára-choque, que
foi redesenhado, com grade integrada e novas tomadas de ar.
As rodas de 16 pol calçam agora pneus 225/70 com desenho de banda de
rodagem mais apropriado para o asfalto. Os antigos, voltados para uso
misto, passam a ser opcionais, bem como as barras longitudinais
instaladas no teto. Na traseira, o TR4 segue a mesma receita da
dianteira: dois pares de lanternas circulares (com luzes de direção nas
superiores e de posição e freio nas inferiores) e luzes de ré no
pára-choque, igualmente retocado. No todo, as mudanças devem dividir
opiniões, já que os conjuntos óticos circulares não coincidem com as
linhas retas da carroceria.
Ao abrir a porta, o Pajero exibe novos revestimentos em tecido ou couro.
As linhas do painel e mostradores, bem como o espaço interno limitado na
frente e atrás, permanecem intocados. O amplo porta-malas, que comporta
entre 500 e 1.455 litros de bagagem conforme a posição do banco traseiro
bipartido, mantém a porta que se abre da esquerda para a direita,
sentido inverso ao ideal no Brasil e causado por sua origem japonesa.
Inalterado também continua o competente conjunto motriz, ainda importado
do Japão. O motor de 2,0 litros e 16 válvulas, que desenvolve potência
de 131 cv e torque de 18 m.kgf, passa esta força às rodas por uma caixa
manual de cinco marchas ou automática de quatro. O sistema de tração
pode operar de quatro formas distintas: 4x2, com tração nas rodas
traseiras; 4x4 contínuo, com distribuição de tração por demanda; 4x4 com
bloqueio de diferencial central, o que divide igualmente as força entre
os dois eixos; e 4x4 com bloqueio de diferencial central e redução. Os
modos podem ser acionados por uma alavanca no assoalho a até 100 km/h (à
exceção da reduzida) e são indicados no painel.
Continua |