Valente nas ruas e no deserto
Em mais
de 25 anos e três gerações, o Mitsubishi Pajero |
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A Mitsubishi Shipbuilding Co. Ltd. construía navios quando, em 1917,
lançou seu primeiro automóvel. Mas o Modelo A, com produção artesanal e
baseado no Tipo 3 de sete lugares da Fiat, era caro e não passou de 22
unidades. Três anos depois era fundada a Mitsubishi Internal Combustion
Engine Co. Ltd., fabricante de motores de avião, cuja fusão com a
primeira empresa daria origem em 1934 à Mitsubishi Heavy Industries. |
Um pioneiro: em 1936 a Mitsubishi construía o PX33, um carro com tração nas quatro rodas, suspensão elevada e motor a diesel |
Seu envolvimento com modelos com tração nas quatro rodas, porém, vem
de muito antes. Em 1936 eram construídos os protótipos do PX33, com
motor diesel, o primeiro automóvel 4x4 do Japão. O
projeto com fins militares não vingou, mas em 1953 a empresa assinava um contrato de
licença com a americana Willys-Overland, para produzir o
Jeep CJ-3 em versões de
entreeixos curto, médio e longo e também perua (similar à
Rural brasileira). O jipe se
manteria no mercado, para surpresa de muitos, até 1998. |
Em 1981 o Pajero chegava ao mercado em versão de chassi curto, com capota de lona ou teto rígido e motor a gasolina ou a diesel |
Assim, no Salão de Tóquio de 1973 apresentava um conceito de nome
Pajero, que evoluiria para a versão II cinco anos mais tarde no mesmo
evento. Da repercussão desses estudos entre o público e a imprensa, a
empresa obteve coordenadas para que o modelo de produção nascesse
adequado às expectativas do mercado. Em outubro de 1981, também no salão
da capital japonesa, estreava a versão final do Pajero — cujo nome vinha
do felis pajero, um felino que vive na Patagônia, no extremo sul da
Argentina e do Chile. Essa geração é conhecida na empresa pelo codinome
L040. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 14/4/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |