Um novato promissor

Há mais de 40 anos, o Mitsubishi Colt já fazia das pistas um
laboratório para seus derivados, como o Lancer Evolution

Texto: Fabiano Pereira – Fotos: divulgação

A primeira vez que o hoje estabelecido nome Colt (novato em inglês) foi usado em um Mitsubishi nos leva de volta a 1962. A vitória do compacto modelo 500 no GP de Macau havia trazido, rápida e precocemente, boa reputação aos carros da marca. Sem previsão, a demanda pelos produtos Mitsubishi cresceu de forma marcante e o Colt 600 veio atender a algumas expectativas do público, que esperava melhorias em relação ao 500. Sendo assim, o Colt nasceu sob dois estigmas. Sua história seria marcada por rápidos e freqüentes aprimoramentos e o automobilismo atuaria como o mais eficiente campo de provas dessas melhorias.

Lançado em julho daquele ano como um sucessor do diminuto 500 (que duraria até 1963), o Colt 600 trazia um pouco mais ânimo sob o capô traseiro que o modelo mais antigo. Mas bem pouco, já que o motor era um dois-cilindros de 594 cm³ e meros 25 cv de potência, refrigerado a ar e com comando de válvulas no cabeçote. O pequeno automóvel media 3,38 metros, sendo 2,06 entre os eixos, 1,41 de largura e 1,37 de altura, um típico modelo japonês do período.

A origem do Colt: o modelo 600 de 1962, com apenas 3,38 metros de comprimento e motor traseiro de dois cilindros refrigerado a ar

O Colt 600 trazia algumas outras novidades em relação ao 500, como alavanca de câmbio na coluna de direção e banco dianteiro inteiriço. Embora tão diminuto, era vendido como um carro para cinco passageiros. No Salão de Tóquio de 1962, o 600 fez sucesso, em especial por uma versão conversível que não chegaria a ser vendida. Parte preciosa dos primórdios desse fabricante japonês, ela seria refeita anos mais tarde numa réplica de 1991 sobre o chassi de um Minica mais recente.

Muito do conceito do Mitsubishi 500 ainda estava presente no Colt 600. Como o motor instalado na traseira, o que justificava a entrada de ar logo abaixo das colunas traseiras do carro. As duas portas tinham abertura para trás. No desenho, enquanto os faróis aprofundados lembravam alguns Volkswagens daquela década, as lanternas eram colocadas sobre pequenas barbatanas. Como o 500, o Colt 600 tinha aspecto frágil, mas gracioso.

Com base no pequeno sedã (ao lado) foi elaborado um simpático conversível de conceito (no alto, junto do modelo CC 2006), que nunca chegou ao mercado

Constante evolução   Reflexo do exponencial crescimento da indústria automobilística do Japão dos anos 60 em diante, a linha Colt já recebia um modelo maior, o 1000, em 1963. O desenho atualizado, com teto retilíneo e mais baixo, lembrava bastante os Fiats daquela década, incluindo o 124 que gerou o Lada Laika. No comprimento o Colt 1000 já registrava 3,82 metros, com entreeixos de 2,28 m. O motor quatro-cilindros de 977 cm³ desenvolvia 51 cv e o fazia atingir 125 km/h, mas continuava sem apetite: rendia notáveis 21,5 km/l.  Continua

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Data de publicação: 12/11/05

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