O Colt 600 começou sua carreira esportiva com muito gás. No GP da
Malásia de 1963 venceu a Fiat nas três primeiras posições da
classe inferior a 600 cm3. O modelo 1000 foi bastante usado em
competições. No segundo GP do Japão, em 1964, primeiro reconhecido
pela FIA, também conseguiu as três primeiras posições na classe T3
(de 700 a 1.000 cm3). Em seguida, a Mitsubishi decidiu investir em
monopostos, que estrearam em 1966. Aos carros de passeio restaram
os ralis.

O Colt 1000F marcou em
1967 a primeira grande incursão da marca na modalidade, no 2º
Southern Cross Rally australiano. Chegou em 4º e foi o 1º em sua
classe. A versão 1100F melhoraria a marca, chegando em 3º no mesmo
rali em 1968, além de ser 1º e 2º na classe abaixo de 1.300 cm3.
Um novo chassi e o motor R46 do monoposto de corrida marcaram o
Colt 1500 SS (acima) no 4º Southern Cross Rally, em 1969, onde foi
3º. Dois Colts 11 FSS também participaram da disputa e um,
chegando em 7°, ajudou a dar à Mitsubishi o título de
construtores.
Em 1970, o 11 FSS tornou-se o chassi oficial da marca. Três
correram o Ampol Trial, um rali de longa distância; dominaram sua
classe e chegaram em 4º, 6º e 7º na classificação geral. No
Southern Cross chegaria em 3º. Chegava a vez de o |
Colt Galant
assumir o posto de carro oficial de rali,
com chassi baseado na versão AIIGS e o novo motor 1,5-litro de 140
cv. Embora tenha dominado quase toda a prova, foi 3º no Southern Cross Rally de 1971. No ano seguinte, o Colt Galant 16L
GS ajudou a Mitsubishi a ganhar seu primeiro rali internacional.
Também venceu as provas Japan Alpine Rally de 1971, JMC Mountain
Safari Rally, MSCC Tokyo Rally, Safari in Kyoto, Group 11 Summer
Rally, PMCS Tour de Nippon de 1972 e Tour de Kyusyu de 1973.
Com a chegada do Lancer, em 1973, sua versão de rali logo foi
apresentada: a 1600 GSR (abaixo), ou Lancer A73. Ganhou as quatro primeiras
posições do 8º Southern Cross Rally em outubro daquele ano. A
estréia no campeonato mundial foi o famoso Safári Rally no Quênia,
em 1974. E que estréia! Logo a prova mais árdua do campeonato. E
Joginder Singh venceu, à frente até de Bjorn Waldegaard e seu
Porsche 911.

Singh repetiria a façanha em 1976 com o Lancer, que ficou nas três
primeiras colocações, batendo até o campeão Lancia Stratos. Andrew
Cowan ganhou quatro vezes seguidas o Southern Cross com o Lancer.
Com a vitória no Bandama Rally de 1977, Cowan e Singh superaram os
Peugeots 504, mas o evento encerraria essa fase áurea do modelo.
Nos anos 80 o Lancer EX 2000 Turbo e o Mirage teriam participações
discretas em ralis. |