E o Toyota passou
Depois de quatro
décadas, o envelhecimento tirou de |
|
"Indestrutível", "sobe até em paredes", "um verdadeiro tanque de guerra". Estas são algumas das frases sempre associadas a um ícone da indústria nacional de veículos fora-de-estrada, que deixou de ser produzido no ano passado: o Toyota Bandeirante. |
![]() |
O encerramento
da fabricação do Bandeirante, em novembro: último momento de uma
trajetória que começou com o 1950 com o Toyota BJ |
Tudo começou em 1907, quando o japonês Sakichi Toyoda fundou a Toyoda Loom Works, uma fábrica de teares automáticos para a indústria têxtil, cujo nome passaria depois a Toyoda Automatic Loom Works. Seu filho, Kiichiro Toyoda, participava ativamente do desenvolvimento da empresa, mas tinha outro objetivo em mente: fabricar automóveis. |
O BJ nasceu de
um pedido do governo americano a fabricantes asiáticos: precisava de
um jipe similar ao Willys MA1 para combater na Guerra da Coréia |
![]() |
Em julho de 1936, o jovem Kiichiro decidia que o nome Toyota tinha uma fonética mais agradável do que o sobrenome utilizado na fábrica de teares do pai. Assim, a Toyota Motor Co. Ltd. era fundada em 28 de agosto de 1937. A primeira fábrica foi inaugurada em novembro de 1938, destinada à produção do modelo BM, utilitário cujo motor de 75 cv seria utilizado como base para o primeiro protótipo do Land Cruiser. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 23/2/01 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |