Longevidade nipônica
Dos 33 anos em que o
Mitsubishi Debonair esteve em |
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A
imagem mais freqüente que se tem da indústria automobilística japonesa é
a de um ritmo acelerado, com novas gerações de veículos sucedendo-se a
cada quatro ou cinco anos. Mas houve exceções a essa regra em sua
história. É o caso do Mitsubishi Debonair, o grande sedã lançado em 1964
e produzido até 1999, em que a primeira geração durou nada menos que 22
anos. |
Com estilo inspirado nos americanos da época, o Debonair oferecia conforto, sobriedade e bom desempenho com o motor de seis cilindros e 2,0 litros |
Com seis lugares em dois amplos bancos inteiriços, o interior era
bastante confortável. O motor de seis cilindros em linha e 1.991 cm³,
com comando de válvulas no bloco, dois carburadores e duplo
escapamento, fornecia potência de 105 cv e torque máximo de 16,5
m.kgf, suficientes para uma velocidade máxima de 155 km/h. O câmbio
era manual de quatro marchas, com tração traseira, e as suspensões
seguiam o padrão da época: a dianteira independente com molas
helicoidais, a traseira com eixo rígido e molas semi-elíticas. O
Debonair usava freios a tambor e pneus 7,00-13. |
Pouco mudou na aparência do grande sedã durante os 22 anos em linha, mas este modelo 1974 já contava com um motor mais atual |
O êxito do Debonair junto aos executivos japoneses foi tal que a Mitsubishi o manteve na mesma geração até 1986, fazendo apenas sutis mudanças de estilo identificadas como séries II, III e IV. Embora vendesse em baixos volumes, o sedã havia conquistado um público fiel e isso estimulava a empresa à sua continuidade. O que fez os japoneses mudarem de idéia, depois de 22 anos, foi uma proposta dos sul-coreanos. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 21/11/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |