Longevidade nipônica

Dos 33 anos em que o Mitsubishi Debonair esteve em
produção, nada menos que 22 foram da primeira geração

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A imagem mais freqüente que se tem da indústria automobilística japonesa é a de um ritmo acelerado, com novas gerações de veículos sucedendo-se a cada quatro ou cinco anos. Mas houve exceções a essa regra em sua história. É o caso do Mitsubishi Debonair, o grande sedã lançado em 1964 e produzido até 1999, em que a primeira geração durou nada menos que 22 anos.

A Mitsubishi fez seu primeiro carro de produção em série — o pequeno 500 — em 1960, seguido pelos maiores Minica e Colt. Quatro anos depois já estreava no segmento de luxo com o Debonair. O grande três-volumes de quatro portas media 4,67 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,47 m de altura e 2,69 m de distância entre eixos e pesava 1.330 kg. Suas linhas lembravam modelos americanos da época, com formas retilíneas, grandes pára-choques cromados e quatro faróis circulares aplicados à ampla grade dianteira. Nos pára-lamas traseiros, uma suave ondulação sugeria o estilo "garrafa de Coca-Cola" que se tornaria uma tendência nos anos seguintes.

Com estilo inspirado nos americanos da época, o Debonair oferecia conforto, sobriedade e bom desempenho com o motor de seis cilindros e 2,0 litros

Com seis lugares em dois amplos bancos inteiriços, o interior era bastante confortável. O motor de seis cilindros em linha e 1.991 cm³, com comando de válvulas no bloco, dois carburadores e duplo escapamento, fornecia potência de 105 cv e torque máximo de 16,5 m.kgf, suficientes para uma velocidade máxima de 155 km/h. O câmbio era manual de quatro marchas, com tração traseira, e as suspensões seguiam o padrão da época: a dianteira independente com molas helicoidais, a traseira com eixo rígido e molas semi-elíticas. O Debonair usava freios a tambor e pneus 7,00-13.

Em 1971 o carro ganhava potência com o novo propulsor da série Saturn. Similar ao anterior na cilindrada (1.994 cm³), adotava comando no cabeçote, tinha um só carburador e passava a render 130 cv e 17 m.kgf, o que o levava a 170 km/h. Os freios dianteiros eram a disco e surgia a opção de câmbio automático de três marchas. Uma versão de quatro cilindros era lançada em 1978. Curiosamente com maior cilindrada (2.555 cm³), também tinha comando no cabeçote e gerava 120 cv.

Pouco mudou na aparência do grande sedã durante os 22 anos em linha, mas este modelo 1974 já contava com um motor mais atual

O êxito do Debonair junto aos executivos japoneses foi tal que a Mitsubishi o manteve na mesma geração até 1986, fazendo apenas sutis mudanças de estilo identificadas como séries II, III e IV. Embora vendesse em baixos volumes, o sedã havia conquistado um público fiel e isso estimulava a empresa à sua continuidade. O que fez os japoneses mudarem de idéia, depois de 22 anos, foi uma proposta dos sul-coreanos. Continua

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Data de publicação: 21/11/06

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