A Hyundai manteve por longo tempo uma parceria com a Mitsubishi, que forneceu a ela desde a tecnologia de motores até modelos inteiros, como o utilitário esporte Pajero, renomeado como Galloper e assim vendido de 1991 a 2003, inclusive no Brasil. Com a proximidade das Olimpíadas de Seul, que ocorreriam em 1988, os coreanos pediram à Mitsubishi que concebesse um sedã de luxo adequado ao transporte dos convidados especiais do evento. |
![]() |
A segunda geração era lançada só em 1986, com linhas retas, maiores dimensões e tração dianteira, além de motor V6 de até 210 cv |
Surgiu então em 1986 um novo Debonair, cujo projeto foi usado pela
Hyundai no modelo Grandeur (que, porém, foi dotado de motores
quatro-cilindros de 2,0 e 2,4 litros). A atualização de estilo era
extensa, com linhas retas que em nada lembravam as do anterior. A
grade cromada e volumosa seguia o padrão das marcas de prestígio em
seus modelos mais tradicionais. A série V (cinco) do grande Mitsubishi
passava a usar tração dianteira e estava bem mais longa (4,86 m) e
larga (1,72 m), só que mais baixa (1,42 m). O entreeixos chegava a
2,73 m, e o peso, a 1.510 kg. |
O terceiro Debonair, em 1992, adotava curvas na carroceria e recursos modernos na mecânica, como a direção que atuava também nas rodas traseiras |
![]() |
O
carro também estava bem servido de itens de conforto: ajuste elétrico
dos bancos dianteiros e traseiros, revestimento em couro,
controlador de velocidade,
ar-condicionado com ajustes independentes para motorista e passageiro
ao lado. Alguns itens eram exclusivos da versão de topo Royal Extra,
que ficava acima da Super Saloon, da Exceed, da Royal e da Super
Exceed. |
![]() |
O modelo 1998 foi o penúltimo de uma longa trajetória, que só não conseguiu igualar a do eterno concorrente Toyota Crown |
Desta vez a tecnologia de ponta estava presente, a começar pela
direção nas quatro rodas: as traseiras esterçavam na mesma direção das
dianteiras em velocidade, para facilitar mudanças de faixa e melhorar
a estabilidade em curvas, e na direção contrária nas manobras, o que
tornava bem mais simples estacionar e efetuar retornos. Câmbio
automático eletrônico, controle de tração e bolsas infláveis eram
outros avanços. Em favor do conforto, o Debonair trazia ajustes
elétricos dos bancos e do volante com memória, portas e tampa do
porta-malas com fechamento automático (bastava encostá-las para o
sistema completar o processo) e sistema de navegação. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |