Família na lama
O pioneiro Wagoneer e
seus descendentes Cherokee e Grand |
|
A história dos
utilitários esporte (SUVs) está intimamente relacionada à da linha
Wagoneer/Cherokee da Jeep. Tudo começou logo após o fim da Segunda
Guerra Mundial, em 1945, quando os combatentes americanos voltaram do
conflito reivindicando da indústria automobilística um veículo que
pudesse, sem prejuízo do espaço para a família, trafegar em qualquer
terreno como o Jeep que lhes havia servido tão
bem nos campos de batalha. |
O Wagoneer 1963: linhas sóbrias e retilíneas, grade vertical, motor de seis cilindros e 3,8 litros |
Em outubro de 1962 os
Estados Unidos conheciam o primeiro modelo a que se pode chamar
utilitário esporte: o Jeep Wagoneer, pertencente à série J de
veículos, que também incluía o picape Gladiator (leia
boxe). Era uma ampla perua de três ou cinco portas, com carroceria
sobre chassi de longarinas, 4,66 metros de comprimento e 2,79 m de
distância entre eixos. Seu estilo mostrava o predomínio de linhas
retas, quatro faróis circulares e uma ampla grade de motivos
verticais. |
Além de militares e agricultores, muitas famílias aderiram ao primeiro utilitário esporte da história, por sua versatilidade e aptidão para chegar a lugares de difícil acesso |
Podia ter câmbio automático — pela primeira vez no tipo de veículo — ou manual de três marchas e tração apenas traseira ou nas quatro rodas, com freios a tambor. Outra alternativa era entre a suspensão dianteira independente, com barras de torção, e a de eixo rígido e feixe de molas semi-elíticas, não importando a tração escolhida, o que era outra primazia. Existia até uma versão furgão, a Panel Delivery, sem vidros laterais traseiros e com a tampa posterior em duas partes, de articulação vertical. Pesava de 1.640 a 1.715 kg, de acordo com a versão. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 6/3/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |