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Carros do Passado

Soldado universal

O valente Jeep, projetado para a guerra, conquistou
em mais de 60 anos um carisma difícil de igualar

Texto: Anderson Nunes e Fabrício Samahá - Colaboração: Bob Sharp

Aposentadoria: esta palavra ainda não existe para o Jeep. Completando 62 anos neste mês de julho, o nome deste sexagenário carrinho — assim como Gillete virou sinônimo de lâmina de barbear e Danone de iogurte — é um caso de marca que, superando fronteiras do próprio produto, se transformou em substantivo para designar qualquer veículo utilitário de tração 4x4.

Se hoje ele pode desfrutar dessa fama, na época de seu lançamento, porém, ninguém apostava que um produto tão rústico pudesse atingir tamanha popularidade. Só que a eficiência e a durabilidade do Jeep provaram o contrário e fizeram dele um soldado universal e imortal.

Toda a fama alcançada teve início em 1938, quando as indiferenças diante do crescimento da beligerante Alemanha e as hostilidades cresciam na Europa Ocidental. O exército americano estava à procura de um novo veículo para substituir as motocicletas com side-cars (carrinhos fixados lateralmente a elas) utilizadas para tarefas de mensageiros e reconhecimento avançado nos conflitos.

Em um grande esforço para atender ao prazo de 49 dias, a Bantam desenvolveu o Pilot, projeto do que se tornaria o Jeep militar

Um conflito na Europa era mais do que esperado, sobretudo depois que a Luftwaffe, a força aérea alemã, ajudou abertamente o General Franco na guerra civil espanhola em 1936, bombardeando as forças rebeldes.

A pequena fábrica American Bantam Car, sediada em Butler, no estado da Pensilvânia, foi a primeira a mostrar seus protótipos. Contatou os oficiais do exército americano em meados de 1939 e apresentou um projeto, do qual foram exibidos três protótipos com peso de 580 kg, entregues em setembro do mesmo ano para testes. Só que todos foram recusados, sob alegação de não possuírem nenhuma utilidade militar.

Enquanto o exército estudava as propostas da Bantam, a Willys levantava a possibilidade de construir um veículo similar — que foi apelidado de "mosquito" — para testes dos oficiais americanos. No inicio de 1941, porém, o Eixo (alinhamento político da Alemanha, Itália e Japão) conseguia conquistar o restante da Europa e a África do Norte, e a necessidade de desenvolver o veículo ficava ainda mais urgente.
Continua

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Fotos: divulgação - Agradecimento ao site Willys Overland do Brasil

Data de publicação: 12/7/03

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