O Ford que topava todas

Simples, compacto e muito valente, o Bronco de 1965
evoluiu para um modelo maior, mas parece apto a voltar

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Ao expor no último Salão de Detroit o utilitário esporte conceitual Bronco, a Ford trouxe à lembrança de muitos americanos o pioneiro modelo que o inspirou: o jipe de mesmo nome lançado em agosto de 1965 para competir no segmento de veículos 4x4 para lazer, que começava a tomar forma e importância.

Era um utilitário simples, com distância entre eixos de 2,33 metros e três opções de carroceria: teto rígido (Wagon, perua), meia-cabine (Sports Utility, um pequeno picape) e teto removível (Roadster, um conversível). O interior permitia combinações interessantes, como banco dianteiro inteiriço, dois individuais ou estes somados a um inteiriço traseiro. Espartano, não trazia amenidades comuns já na época, como as opções de direção assistida e câmbio automático. Concorria com o Jeep CJ-5 e o Scout, da International Harvester, com o qual se parecia muito.

Nada de luxo: os primeiros Broncos, como os de 1966 (ao lado) e 1968 (acima), eram utilitários de interior espartano e sobretudo resistentes, com motores de 2,8 e 4,75 litros

O motor inicial era o seis-cilindros em linha de 170 pol³ de cilindrada (2,8 litros) e apenas 105 cv de potência bruta a 4.200 rpm, derivado da linha de automóveis Falcon, com câmbio manual de três marchas e alavanca seletora na coluna de direção. Usava freios a tambor, um tanque de combustível para 55 litros e um outro, de 43,5 litros, adicional para aventuras longe do asfalto e dos postos. A tração, claro, era nas quatro rodas com reduzida.

Como se espera, os americanos não demoraram a pedir à Ford uma versão V8. Esta chegava já em março de 1966, com o motor de 289 pol³ (4,75 litros) e cerca de 200 cv. A exemplo do "seis", tinha boa oferta de opcionais — alguns instalados em concessionárias —, como roda-livre dianteira, conta-giros, molas auxiliares a ar na frente, guincho frontal e engate para reboque. Até uma lâmina de impulsão para limpeza de neve podia ser adaptada para trabalho sob inverno rigoroso.

Anos após o lançamento (na foto o modelo 1970), a Ford havia adicionado itens de "conforto" como limpadores de pára-brisa elétricos, mas a capacidade fora-de-estrada permanecia o maior atrativo

No ano seguinte chegava o Sport Package (pacote esporte), com acabamento mais bem-cuidado por fora e por dentro, acendedor de cigarros, calotas de 15 pol e pára-choques e grade dianteira cromados. Os freios tornavam-se auto-ajustáveis e as luzes de ré vinham de série.

Novas evoluções se seguiram. Em 1968, pára-choques modernizados e o fim das opções de motor V8 e versão Roadster; em 1969, a estréia do V8 de 302 pol³ (4,95 litros, como em nossos Maverick e Galaxie) e 205 cv a 4.600 rpm, limpador de pára-brisa elétrico de duas velocidades, em vez do acionado a vácuo, e amortecedor de direção. Um ano depois o pacote Sport tornava-se uma versão de linha, denominada Sport Bronco, e os tanques eram reduzidos para adoção de controle de emissões evaporativas. Continua

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Data de publicação: 20/1/04

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