O Ford que topava todas
Simples, compacto e muito
valente, o Bronco de 1965 |
Ao expor no último Salão
de Detroit o utilitário esporte conceitual
Bronco, a Ford trouxe à lembrança de muitos americanos o pioneiro
modelo que o inspirou: o jipe de mesmo nome lançado em agosto de 1965
para competir no segmento de veículos 4x4 para lazer, que começava a
tomar forma e importância. |
Nada de luxo: os primeiros Broncos, como os de 1966 (ao lado) e 1968 (acima), eram utilitários de interior espartano e sobretudo resistentes, com motores de 2,8 e 4,75 litros |
O motor inicial era o
seis-cilindros em linha de 170 pol³ de cilindrada (2,8 litros) e
apenas 105 cv de potência bruta a
4.200 rpm, derivado da linha de automóveis
Falcon, com câmbio manual de três marchas e alavanca seletora na
coluna de direção. Usava freios a tambor, um tanque de combustível
para 55 litros e um outro, de 43,5 litros, adicional para aventuras
longe do asfalto e dos postos. A tração, claro, era nas quatro rodas
com reduzida. |
Anos após o lançamento (na foto o modelo 1970), a Ford havia adicionado itens de "conforto" como limpadores de pára-brisa elétricos, mas a capacidade fora-de-estrada permanecia o maior atrativo |
No ano seguinte chegava
o Sport Package (pacote esporte), com acabamento mais bem-cuidado por
fora e por dentro, acendedor de cigarros, calotas de 15 pol e
pára-choques e grade dianteira cromados. Os freios tornavam-se
auto-ajustáveis e as luzes de ré vinham de série. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 20/1/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |