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Bem maior que o anterior, o Nissan Pathfinder de terceira
geração chega com potentes motores e alta tecnologia

Texto: Alberto Polo Jr. - Fotos do autor e de divulgação
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Formas retas e robustas compõem o novo desenho do Pathfinder, que troca o monobloco por uma carroceria sobre chassi; os faróis usam lâmpadas de xenônio e as maçanetas traseiras continuam discretas, nas colunas

Ao completar 12 anos de mercado brasileiro — foi um dos primeiros utilitários esporte a desembarcar por aqui, em 1993 —, o Nissan Pathfinder ganha sua terceira geração. O novo modelo, apresentado no início de 2004 no Salão de Detroit, incorpora a atual tendência estilística do fabricante japonês em seus veículos fora-de-estrada: linhas limpas e retas, que conferem, ao mesmo tempo, elegância e robustez.

Depois do lançamento do XTrail, um modelo mais urbano com motor de quatro cilindros e 180 cv, o novo Pathfinder prossegue na renovação da gama de utilitários esporte da Nissan. Segundo Nélio Bilate, diretor comercial da empresa, os próximos a ganhar novas linhas — alinhadas com os modelos vendidos no mercado mundial — são os paranaenses Frontier e XTerra, que esta semana adotaram apenas motor com injeção eletrônica (saiba mais).

Na dianteira, o novo Pathfinder se destaca pela ampla grade cromada com três divisões, ladeada por faróis de xenônio em formato de trapézio. O pára-choque ostenta uma entrada de ar central e dois faróis auxiliares circulares em suas extremidades. Nas laterais, o desenho é limpo, à exceção dos amplos arcos dos pára-lamas. As portas traseiras mantêm as maçanetas na coluna, presentes desde a primeira geração. Atrás, as lanternas verticais seguem o recorte do vidro, que pode ser aberto em separado da tampa. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é adequado, 0,38.

Como em quase toda evolução, o Pathfinder cresceu em relação à segunda geração — neste caso, bastante. Tem agora 4,74 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,76 m de altura e 2,85 m de distância entreeixos, ante 4,64, 1,82, 1,72 e 2,70 m, na ordem, do anterior. Com isso, o espaço interno cresceu e a Nissan pôde instalar uma terceira fileira de bancos (dobrável e que se acomoda no assoalho, formando um piso plano), que eleva a capacidade de cinco para sete passageiros. O espaço para bagagem varia entre modestos 190 litros (três fileiras de bancos), bons 515 (duas) e ótimos 2.091 litros (com apenas os bancos dianteiros).

O painel segue o estilo da carroceria, com linhas limpas, e usa plástico de qualidade aceitável. O console central mistura acabamento que imita alumínio e madeira e abriga o sistema de áudio (toca-CDs com capacidade para seis discos), ar-condicionado digital, com ajustes separados para motorista e passageiro, e acionamento da tração integral. São quatro mostradores circulares e dois digitais — um com o computador de bordo, o outro com indicador de tração e marchas. O volante de três raios tem comandos do controlador de velocidade e de áudio. Continua

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Data de publicação: 25/8/05

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