


O V6 a gasolina tem
impressionantes 269 cv, mas perde em torque para o 2,5-litros
turbodiesel (acima à direita); ambos são suaves e oferecem desempenho
muito bom, enquanto a suspensão independente e os largos pneus cuidam do
comportamento dinâmico |

O
câmbio automático não troca marchas no limite de rotação quando opera de
forma manual, medida correta em percursos fora-de-estrada; porém, demora
a responder quando se solicitam mudanças mais rápidas.
O novo Nissan chega ao mercado no dia 5 de setembro, em acabamento único
LE, com preços de R$ 218 mil na versão a gasolina e R$ 225 mil no
turbodiesel — aumento substancial sobre a geração antiga, cujas últimas
unidades, ainda modelo 2004, eram vendidas a R$ 150 mil. A marca
pretende comercializar 167 unidades até o final do ano, sendo 60% a
diesel. Seus principais concorrentes em termos de preço são Mitsubishi
Pajero Full, Toyota Land Cruiser
Prado, Jeep Grand Cherokee Limited, Ford Explorer e
Land Rover Discovery 3. Desses, o Toyota
só oferece motor a diesel e bem mais fraco (131 cv); o novo Jeep e o
Ford vêm apenas a gasolina, com somente 210 cv neste último.
Diante de concorrentes como o Pajero, o Explorer e o Land Cruiser, o
Pathfinder se destaca por ser uma novidade — item bastante considerado
por seu público-alvo — e pela boa relação custo-benefício. Confrontado
com os também novos Grand Cherokee e Discovery, a briga esquenta. O
primeiro possui motor V8 4,7-litros, porém menos potente (231 cv), e não
traz a terceira fila de assentos. O segundo pode ter os V6 e V8 a
gasolina e o turbodiesel V6 de 190 cv e possui maior aptidão aos
caminhos difíceis. |