Best Cars Web Site

Descobrimento em alta tecnologia

Clique para ampliar a imagem

O Land Rover Discovery 3 chega ao Brasil com recursos
inovadores, superiores até aos do topo de linha Range Rover

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação

O rastro de prêmios no exterior já credencia grandes expectativas em torno do novo Land Rover Discovery 3, lançado há apenas cinco meses nos Estados Unidos (onde se chama LR3) e na Europa, que agora chega ao Brasil na versão V8 a gasolina. Nos EUA, onde a concorrência atroz e numerosa é sempre renovada, o Discovery 3 V8 foi eleito utilitário esporte do ano pela revista Motor Trend. Em casa, a revista What Car? não se contentou em escolher a versão V6 a diesel o 4x4 grande do ano e elegeu o Discovery 3 seu carro do ano 2005. Isso para ficar nos prêmios mais cobiçados.

Clique para ampliar a imagem

A frente mantém o caráter da marca, com os faróis
de xenônio que se orientam na direção da curva

A Land Rover é categórica na resposta sobre o que mudou no novo Discovery (descobrimento em inglês) em relação à segunda geração: "Tudo!". Foram um bilhão de dólares de investimento na nova edição do modelo lançado em 1989, a maior soma já gasta em um projeto da marca. Quem ainda associa a empresa inglesa ao célebre e rústico Defender desconhece seu atual rumo: esse jipe, fiel ao conceito original de 1948, hoje só é vendido para forças armadas e frotistas na Europa.

Com o novo Discovery vem a confirmação de que o padrão de qualidade, tecnologia e luxo do Range Rover devem ser a referência de toda a linha daqui para frente. O objetivo é disputar o mercado das marcas de luxo, e o Discovery ocupa o posto de modelo mais confortável e voltado para a família. "Sua tecnologia é inclusive mais avançada que a do Range Rover", afirma John Peart, presidente da marca no Brasil. Peart também avisa que o mais caro Land ganha melhoramentos até o fim do ano, além do modelo Sport.

E não é por acaso que o novo Discovery chega tão rápido ao Brasil. O país responde por 48% da vendas na América Latina da PAG, grupo de marcas de luxo da Ford em que também estão Jaguar, Volvo e Aston Martin.

Clique para ampliar a imagem

Nas linhas discretas, com predomínio de retas, o
destaque para as formas dos vidros laterais e traseiro

A Land Rover cresceu 46% em 2004 no Brasil, um dos maiores crescimentos de vendas da marca no mundo, e planeja vender aqui 500 unidades do Discovery este ano.

A versão V8 chega com preço de R$ 262 mil. A linha ainda receberá versões V6 a gasolina e a diesel este ano. Segundo a Land Rover, os principais concorrentes são BMW X3 (de R$ 246 mil a R$ 298 mil) e X5 (R$ 356 mil a R$ 460 mil), Mitsubishi Pajero Full (R$ 182,1 mil a R$ 212 mil) e Toyota Land Cruiser Prado (R$ 175,5 mil a R$ 180 mil), apesar do menor preço dos dois últimos. A empresa não acredita em disputa direta com o Volvo XC 90, mas o utilitário sueco custa R$ 300 mil, ainda próximo.

Clique para ampliar a imagem

Por dentro, espaço e conforto para sete, em um
ambiente dotado de fartos equipamentos

Uma resposta para cada terreno   Ao lado de várias comodidades para a família, o DNA Land Rover se faz presente pela habilidade fora de estrada. Só que agora, ao contrário dos tradicionais jipes prontos a vencer terrenos difíceis a qualquer custo, o conforto tornou-se fundamental. E o melhor aliado nesse caso é a eletrônica de ponta. No Discovery 3, ela tem seu maior destaque no Terrain Response, sistema que adapta tração, curso da suspensão, desempenho do motor, câmbio, bloqueio de freios, distribuição da frenagem e HDC (controle de descida de declives) de acordo com o tipo de terreno. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 5/4/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados