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Com os sete bancos em uso o espaço para bagagem torna-se bem limitado, mas se pode instalar um rack no teto. A porta traseira bipartida facilita bastante a abertura, por ser leve e não precisar de muito espaço para a abertura; o estepe vai debaixo do porta-malas. A visibilidade traseira é excelente, graças aos retrovisores de tamanho generoso.

A segurança embarcada está presente nas 10 bolsas infláveis — frontais, laterais e do tipo cortina — com sensores de detecção de ocupantes. Ao lado de toda a eletrônica da parte mecânica do carro estão os faróis com lâmpadas de xenônio em ambos os fachos, que se orientam para esquerda ou direita, para cima ou para baixo, seguindo o movimento do volante. Uma outra lâmpada permite 45° de iluminação, facilitando as conversões.

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O mais familiar Land Rover oferece condições
para viajar com comodidade por qualquer terreno

A força da discrição   Cada um dos elementos da carroceria tem uma razão de ser — nada está ali meramente pela estética. No geral, ele é visualmente limpo e a elevação do teto sobre colunas verticais e paralelas lhe confere personalidade, distinta inclusive do Freelander, o utilitário esporte compacto da marca. A admissão de ar elevada do motor, somente do lado do passageiro, permite ao Discovery passar por até 60 cm de água. Os engenheiros da empresa criaram o jipe numa plataforma que mescla monobloco e chassi: o Integrated Body-Frame, uma solução em que o chassi é integrado à carroceria e fixado na base do monobloco, para aumentar a rigidez.

Vendo o utilitário esporte, não é difícil perceber que as mudanças foram mesmo profundas. Embora ainda siga um desenho vertical e projetado para trás, com teto ressaltado após as portas dianteiras e janelas laterais traseiras elevadas, o Discovery está mais retilíneo, simples e atraente. A nova geração é 7,6 cm mais longa e com entreeixos 3,5 cm maior. Isso fica nítido no eixo traseiro mais afastado, o que proporciona maior acesso pelas portas de trás, benefício valioso quando se tem uma terceira fileira de bancos. De quebra, o jipe fica mais equilibrado, já que o "peso visual" pende todo para a traseira.

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À frente do comando do Terrain Response, o câmbio
automático de seis marchas, que admite trocas manuais

Um exemplo de contenção e funcionalidade, o Discovery tem nos faróis e na janela traseira desnivelada os elementos mais elaborados de suas linhas. Um bom exemplo do capricho e senso de proporção no desenho são os vincos laterais do capô, que param numa pequena luz de direção e continuam após as maçanetas traseiras. É mesma linha do puxador da porta traseira e da base direita da janela, desnivelada pelo mesmo puxador. Elegante e imponente com discrição.

Ele mantém a característica que torna repetitivo o estilo de utilitários esporte: parece um tijolo. Mas que belo tijolo a Land Rover desenvolveu! Por tudo que o Discovery 3 oferece, fica bem mais fácil manter fortes os laços familiares nas viagens de carro, seja qual for o tipo de terreno.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 8 cilindros em V; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 88 x 90,3 mm. Cilindrada: 4.394 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção eletrônica seqüencial. Potência máxima: 299 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 43,3 m.kgf a 4.000 rpm.
CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração integral permanente.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira e traseira, independente, pneumática.
RODAS - 19 pol; pneus, 255/55 R 19.
DIMENSÕES - comprimento, 4,835 m; largura, 2,009 m; altura, 1,863 m; entreeixos, 2,885 m; capacidade do tanque, 86 l; porta-malas, 280 a 2.558 l; peso, 2.440 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 230 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,5 s.
CONSUMO - ND.
FORA-DE-ESTRADA - ângulo de entrada, 37,2º; de saída, 29,6º; altura livre do solo, até 240 mm; ângulo de rampa, 27,9º; capacidade de inclinação lateral, ND; capacidade de travessia de trechos alagados, 600 mm (todos com a suspensão no modo mais alto).
Dados do fabricante; ND = não disponível

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