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O mais novo BMW no Brasil, o utilitário esporte X3,
agrada ao primeiro contato e esbanja tecnologia

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

Depois de entrar no segmento dos utilitários esporte quatro anos atrás, com o X5, a marca da Bavária traz para o Brasil o modelo menor X3, construído sobre a plataforma do Série 3, especificamente a perua Touring. Veículo de Atividade Esporte (Sport Activity Vehicle) é como a BMW chama o X3, um modelo elegante e charmoso que tem tudo para agradar.

O X3 não embarca em Munique rumo ao Brasil: é produzido pela Magna Steyr, de Graz, na Áustria (empresa que o austríaco Herbert Demel dirigiu por cerca de um ano depois da Volkswagen do Brasil, antes de passar a presidente e executivo-chefe da Fiat italiana), com quem a BMW tem longa parceria em projetos de veículos. A decisão mostra a saúde financeira da marca bávara, que num mercado mundial em recessão encontra-se diante de falta de capacidade de produção.

Clique para ampliar a imagem Derivado da perua Série 3 Touring, o X3 é pouco menor que o conhecido X5 e tem linhas que o identificam facilmente como um modelo da marca bávara

A conceito X3 foi apresentado no Salão de Detroit de 2003 com o nome xActivity. Sete meses depois, em Frankfurt, surgia como X3, com a proposta de inaugurar novo subsegmento no mercado de luxo, por isso mesmo considerado premium pelo fabricante, que por enquanto diz não ter concorrente. E de fato é premium, pelo que o BCWS pôde verificar na apresentação à imprensa nesta sexta-feira (6/2).

A única versão no Brasil, a 3,0-litros de seis cilindros e 231 cv, custa R$ 280.000 em acabamento Family. O Sport, que traz bancos mais envolventes, suspensão de característica esportiva, rodas de 18 pol com pneus de classificação de velocidade W (a roda básica é de 17 pol, pneus H) e liberação eletrônica para maior velocidade (de 210 para 221 km/h), sai por R$ 295.000. A BMW do Brasil não informou o número de unidades a serem importadas, mas estima-se em 100. As vendas começam no próximo dia 17.

O único motor disponível aqui, o seis-em-linha de 3,0 litros e 231 cv, confere desempenho adequado a um utilitário esporte que, para a BMW, não tem concorrentes Clique para ampliar a imagem

Nos mercados mundiais estão disponíveis as versões 2,5-litros a gasolina (192 cv) e 3,0 turbodiesel de 204 cv, sendo o desempenho deste similar ao do 3,0 a gasolina: mesma velocidade máxima e 0-a-100 km/h em 7,9 s, um décimo de segundo pior apenas. Faria sucesso aqui, andando o que anda e com seu consumo médio de 11,9 km/l (gasolina, 8,8 km/l), caso a legislação permitisse sua venda — o que não acontece por falta de caixa de redução.

Os preços incluem o câmbio automático de cinco marchas Steptronic, que permite trocas seqüenciais — claro, com o inusitado padrão da marca de ascender para trás e reduzir para a frente, inverso em relação à maioria. Com ele o 0-a-100 é feito em 8,1 s. A caixa básica, manual de seis marchas, não está disponível no Brasil.
Continua

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Data de publicação: 10/2/04

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