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O sistema de iluminação conta com faróis baixos de xenônio orientáveis para curva quando o motorista aciona o acendimento automático. Para o lado esquerdo mudam o facho em até 7 graus apenas, para impedir ofuscamento, e para direita chegam a 12 graus. Os faróis altos são lâmpadas bi-iodo H4 normais. Há também o sistema auxiliar de estacionamento à retaguarda e à dianteira, que se torna contínuo em distância menor que 20 cm, e limpador de pára-brisa automático.

Embora não seja comum o uso fora-de-estrada desses veículos no Brasil, o X3 mostrou capacidade para superar obstáculos como o acesso a um sítio em terreno escorregadio Clique para ampliar a imagem

Como anda   A BMW não proporcionou um percurso de avaliação convincente: poucos quilômetros nos bairros Ibirapuera e Moema, em São Paulo. Assim mesmo, deu para perceber a qualidade de rodagem do X3, em especial a precisão de direção e a resposta do motor. Inclusive, não se percebe tanto a grande altura como seria de esperar, exceto ao entrar e sair. Faltou ocasião para analisar melhor o comportamento em curvas, a calibração geral do chassi rodante, o funcionamento do câmbio e dos freios. Mas conhecendo os antecedentes da marca bávara, trata-se mais de querer confirmar do que ter dúvidas.

Por outro lado, a BMW do Brasil criou uma minipista de teste fora-de-estrada, com intencionais e grandes desníveis para se avaliar a capacidade de tração em situações críticas. O X3 mostrou capacidade de vencer esse tipo de obstáculo com facilidade mesmo com pneus para asfalto, o que confirma as qualidades do xDrive apregoadas. Na vida real o usuário não deverá ter problemas para chegar àquele chalé no alto de uma montanha.

Clique para ampliar a imagem R$ 280 mil em acabamento Family, R$ 295 mil no Sport: o novo BMW não custa pouco, mas tem os elementos que se procuram em um utilitário esporte compacto e luxuoso

Surpresa mesmo, só na parte urbana da avaliação: um Astra começou a me seguir, eu escapava mas logo ele se aproximava, pois o tráfego no momento era relativamente pesado. Comentei com o funcionário do importador que estava comigo (ele parecia muito tranqüilo) e ele se desculpou: “Esqueci de avisar, estamos com segurança atrás de cada X3”.

Surpresa pelo fato, mas também por constatar a que ponto chegamos nessa terra descoberta por Cabral.

Ficha técnica
MOTOR - longitudinal, 6 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 84 x 89,6 mm. Cilindrada: 2.979 cm3. Taxa de compressão: 10,2:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 231 cv a 5.900 rpm. Torque máximo: 30,6 m.kgf a 3.500 rpm.
CÂMBIO - automático, 5 marchas; tração integral.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson; traseira, independente multibraço.
RODAS - 8,5 x 18 pol; pneus, 255/45 R 18 W.
DIMENSÕES - comprimento, 4,565 m; largura, 1,853 m; altura, 1,674 m; entreeixos, 2,795 m; capacidade do tanque, 67 l; porta-malas, 480 l; peso, 1.840 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 221 km/h (acabamento Sport); aceleração de 0 a 100 km/h, 8,1 s.

CONSUMO
- em cidade, 5,7 km/l; em estrada, 11 km/l.
FORA-DE-ESTRADA - ângulo de entrada, 26º; de saída, 24º; altura livre do solo, 201 mm; capacidade de rampa, 33%; capacidade de inclinação lateral, 50%; capacidade de travessia de trechos alagados, 500 mm.
Dados do fabricante

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