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Há cinco opções de configuração: normal, neve/grama, lama, pedras e areia. Um botão giratório no console altera o modo com facilidade e mostra no painel a configuração selecionada. Se não é difícil operá-lo, o Terrain Response pede um tempo de adaptação, tanto da ordem dos tipos de piso a escolher como do hábito de controlá-lo apenas pelo painel, sem tirar os olhos da pista. E, por falar em pista, tanta versatilidade vai ser muito útil, desde que se analise bem cada trecho da estrada.

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O motor V8 de 299 cv e 43,3 m.kgf, de origem Jaguar,
oferece farto desempenho e baixo nível de ruído

A suspensão pneumática e independente nas quatro rodas também ajuda bastante na terra. Permite tanto rebaixar o carro em 55 mm, para que ele caiba em garagens convencionais ou engate carretas, quanto elevá-lo a até 240 mm do solo para vencer terrenos alagados. Há os níveis baixo, normal e alto de suspensão. Para não comprometer a estabilidade, o sistema retorna o Discovery à altura normal ao passar dos 40 km/h.

Os freios têm uma sofisticada salada de siglas: ABS (sistema antitravamento), EBD (distribuição eletrônica de pressão da frenagem), EBA (assistência à frenagem de emergência), CBC (controle de frenagem em curvas), ETC (controle eletrônico de tração nas quatro rodas), ARM (corretor automático de rota), fora o HDC. O resultado é a sensação de um utilitário que, apesar do 1,86 metro de altura, é senhor de si. Parece impossível capotar com ele. A absorção de impactos é ótima, salvo os chacoalhos de terrenos mais acidentados.

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No asfalto, estabilidade surpreendente para um
veículo tão alto e conforto de rodagem dos melhores

O câmbio automático de seis marchas funciona com suavidade e dispõe de três modos de funcionamento: normal, esportivo (ambos automáticos) e Command Shift, de acionamento manual seqüencial. De acordo com piso, inclinação e outras variáveis, ele se adapta ao estilo de direção do motorista para melhor desempenho. O freio de estacionamento é eletrônico: basta elevar de leve um botão e, para sair, apenas acelerar. O isolamento acústico interno nem precisou fazer tanto assim pelo silêncio: mesmo de fora, o V8 funciona com um ronco leve, firme e agradável, que é ouvido apenas na saída.

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A suspensão com molas a ar e os vários sistemas
eletrônicos ajudam a vencer desafios no fora-de-estrada

Esse motor de 4,4 litros e 32 válvulas, com variador de fase para as de admissão, mostra potência de sobra, inclusive no uso fora-de-estrada. Trata-se de uma derivação do conhecido AJ-V8 da Jaguar, que teve a cilindrada ampliada em 200 cm³. Seus 299 cv a 6.000 rpm e torque de 43,3 m.kgf a 4.000 rpm são uma marcante evolução em relação ao V8 da segunda geração, responsável por apenas 185 cv a 4.750 rpm e 34,6 m.kgf a 2.600 rpm. Produz a disposição necessária para levar o jipe de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e até 230 km/h, segundo o fabricante. Os novos diferenciais dianteiro e traseiro contam com gerenciamento eletrônico de torque, bloqueio central de série e traseiro opcional.

Sinta-se em casa   Com um calor de derreter asfalto na pista de testes da Goodyear em Americana, SP, o melhor lugar para se estar era dentro de um Discovery 3. Lá dentro o ar-condicionado, regulável para cada ocupante da frente, tornava ainda mais aconchegante o espaçoso interior. Assim como a abundância de porta-objetos, notam-se as várias saídas da refrigeração, como as do teto. Dentro do console central há um compartimento refrigerado.

O Terrain Response: cinco modos de operação que
ajustam motor, câmbio, freios, tração e outros sistemas

Até sete pessoas podem viajar na nova geração com conforto, aspecto fundamental e o mais valorizado desse projeto, que é o modelo mais adequado da linha Land Rover para famílias. Motorista e passageiros com 1,85 metro podem se sentar um atrás do outro nas três fileiras de bancos sem aperto para as pernas, muito menos as cabeças. As três fileiras são dispostas como num teatro, com alturas superiores em direção à traseira, para boa visão de qualquer assento. Recolher qualquer banco é simples e leve.

O sistema de áudio Harman/Kardon Logic7 permite escolher uma emissora de rádio ou um CD, tocados em simultâneo, e escutar em fones de ouvido. São 12 alto-falantes e um subwoofer e podem-se acoplar sistemas MP3 ou MP4. Para mercados estrangeiros existe toca-DVDs na tela do painel. Há três tetos solares, mas só o dianteiro se abre. O resultado é um interior mais iluminado e com sensação de amplitude. Continua

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