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Alternativa ao tradicional

Com motor Chevrolet V8 ou Opel seis-em-linha, a alemã Bitter
produziu modelos luxuosos e esportivos com identidade própria

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

O conceito Opel GT de 1969 (vermelho) e a proposta de Frua para uma versão de produção (cinza) inspiraram o estilo do Bitter CD (no alto)

Refinado no interior e vigoroso na mecânica, com o Chevrolet V8 de 5,35 litros e 230 cv, o CD prometia associar o desempenho ao conforto

Associar um motor V8 americano a uma carroceria esportiva, de linhas européias, foi um processo feito com êxito por diversas marcas, da italiana Iso à suíça Monteverdi, passando pela também italiana De Tomaso (com os modelos Mangusta e Pantera) e pela alemã Bitter.

O alemão Erich Bitter competiu com bicicletas, foi piloto de carros (correu com Porsche, Ferrari e Mercedes-Benz 300 SL), importador da italiana Abarth e manteve uma preparadora, a Rallye-Bitter. Mas a atividade que tornou seu sobrenome mais conhecido foi, sem dúvida, a fabricação de carros esportivos com mecânica Opel. Bitter teve sua primeira ligação com o braço germânico da General Motors ao ser convidado, em 1968, para correr com um Rekord com potência de 150 cv. Fazer a volta mais rápida da categoria foi um feito que deu respeito a Erich dentro da empresa de Russelheim.

Em 1969 a Opel apresentava no Salão de Frankfurt o carro-conceito CD, sigla para Coupé Diplomat. A proposta, um cupê esportivo com a mecânica do sedã Diplomat, era uma demonstração dos recursos de desenho da empresa então dirigida por Robert "Bob" Lutz. O desenho assinado por Charles M. "Chuck" Jordan, chefe de estilo da Opel desde 1967, e Erhard Fast, que dirigia os estúdios de desenho avançado da empresa havia cinco anos, era bastante ousado: perfil muito baixo, vidros bem inclinados e um mínimo de adornos.

A grande aceitação ao conceito incentivou a Opel a colocar em produção um carro semelhante ao CD, mas não era viável fazê-lo "em casa", nas próprias instalações da empresa. No ano seguinte o estúdio do italiano Pietro Frua revelava um projeto próximo ao dele, com as alterações necessárias para que se tornasse prático para o uso normal, como maior espaço interno, portas convencionais, pára-choques e limpador de pára-brisa. David R. "Dave" Holls já era o chefe de estilo da Opel, em 1971, quando sugeriu a Erich Bitter que se encarregasse de desenvolver um cupê de 2+2 lugares naqueles moldes para ser produzido em pequena série.

Surgia então a Bitter GmbH, com sede em Schwelm. Sem capital e tempo para desenvolver uma linha de produção, Erich contratou a também germânica Baur, de Stuttgart, para construir os primeiros carros. O ex-piloto via na mecânica Opel uma ótima base para um modelo esporte, por sua confiabilidade e resistência. "Quero um carro bonito, rápido, mas também quero entrar nele e voltar para casa", alegava, depois de ter sido representante alemão da Intermeccanica, marca italiana que estava longe de oferecer robustez.

A partir do conceito CD e de idéias de Frua, a Bitter fez mudanças no pára-brisa e nas portas, ampliou a área envidraçada, instalou pára-choques e uma grade dianteira maior. O chassi do Diplomat com entreeixos encurtado, usado no CD, serviu de base e recebeu suspensão recalibrada com amortecedores Bilstein e novas molas. O motor Chevrolet V8 foi mantido original do sedã. Testes foram feitos no campo da Opel. À Baur cabia construir a carroceria, montá-la com todo o interior e aplicar a mecânica do Diplomat.

Apresentado em 1973 no mesmo evento de Frankfurt, o Bitter CD combinava elementos do Opel CD de conceito e do modelo de Frua. Tinha quatro faróis circulares escamoteáveis, capô baixo, ampla área envidraçada e enorme vidro traseiro. Os pára-choques eram sutis e um vinco ligava à frente à traseira. Lembrava os Lamborghinis da época, como o Urraco. Bem recebido, motivou 176 encomendas no salão, mas a crise do petróleo levou a vários cancelamentos — muitos tinham dúvidas em comprar carros de desempenho e consumo elevados. Continua

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Data de publicação: 22/7/08

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