De Tomaso em pacote compacto
O pequeno Vallelunga,
primeiro modelo da empresa italiana, |
Quem
pensa em De Tomaso normalmente a associa ao famoso
Pantera ou mesmo ao Mangusta,
grandes carros esporte com motor Ford V8. Para esses, é uma surpresa
saber que a empresa começou com um pequeno cupê de quatro cilindros e
1,5 litro. Um carro que seguiu como poucos o mote "das pistas para as
ruas". |
Desenhado e construído pela Fissore, o primeiro Vallelunga era um pequeno conversível, com estilo que lembrava o do Porsche 550 Spyder |
![]() |
Era levíssimo: 470 kg, pouco mais que um
Lotus Super Seven e cerca de
dois terços de um Elan da marca inglesa.
Outros três exemplares foram produzidos ainda em alumínio, mas já na
configuração cupê, pela Fissore e expostos no Salão de Turim de 1964.
Quando o carro finalmente chegou ao mercado, em julho do ano seguinte,
a construção havia passado a usar plástico reforçado com
fibra-de-vidro. Agora estava a cargo da também italiana Ghia, empresa
que De Tomaso assumiria três anos mais tarde. |
![]() |
Nesta evolução do projeto já havia capota, mas o desenho ainda estava distante do cupê definitivo, que aparece no topo da página |
O interior não negava a origem nas corridas, com um acabamento simples e algo precário, em contraste com o farto painel de instrumentos e os bancos envolventes com cintos de quatro pontos. O volante de alumínio e a alavanca de câmbio, dotada de guia para facilitar os engates, vinham do carro de Fórmula 2 da marca. O enorme "vidro" traseiro, na verdade uma peça de plástico Perspex com estrutura metálica, permitia um bom acesso à mecânica. Faltava ali um lugar mais adequado para pequenas bagagens, pois na frente nada cabia: ficavam apenas o tanque de combustível de alumínio, o radiador e o cilindro-mestre dos freios. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 3/5/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |