Como nascem os mitos
Pioneira e vitoriosa, a
série 250 estabeleceu a fábrica de |
|
A apaixonante história da
Ferrari vem desde 1947, época em que servia como uma excelente maneira
de começar a esquecer os horrores da Segunda Guerra Mundial. De fato,
Enzo Ferrari já tinha a escuderia desde 1929 e vinha criando carros de
competição desde 1938 para a companhia chamada Auto Avio Construzione,
utilizando diversas peças da Fiat e projeto de Nardi e Massimino. Seu
primeiro modelo foi o 815A e sua carreira nas pistas começou em 1940 no
1°. Gran Premio Brescia delle Mille Miglia. |
![]() |
![]() |
No 166 MM de
1948 (à esquerda) e no 195 Inter de 1951, a Ferrari iniciava a A evolução do 166 era
apresentada no Salão de Bruxelas em 1951: o 195, que durou menos de um
ano na linha, após render 27 unidades. Explica-se: apresentado em
simultâneo, o belo 212 já aprimorava o projeto desse modelo. Ele abriu
caminho para o primeiro Ferrari que atingiria uma escala considerável
de produção, além de encabeçar outras marcantes páginas no legado da
marca. |
![]() |
O 250 S, primeiro da série de longo sucesso, desenvolvia 230 cv com o motor V12 de 3,0 litros e pesava só 850 kg |
Vinha equipado com um V12 longitudinal de 2.953 cm³, com bloco e cabeçote de liga leve, comando de válvulas no cabeçote, três carburadores Weber 36 DCF, diâmetro e curso de 73 x 58,8 mm e taxa de compressão de 9:1. Seus 230 cv a 7.500 rpm o levavam a 250 km/h de velocidade máxima. Com câmbio manual de cinco marchas, rodas de aro 16 pol e freios a tambor de comando hidráulico, o carro, em ótima forma, pesava apenas 850 kg. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 3/4/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |