Potência helvética
O suíço
Peter Monteverdi construiu carros esporte |
Quando nos referimos à
Suíça todos se lembram de poderosos e seguros bancos, da precisão dos
famosos relógios, de um país montanhoso e dos deliciosos chocolates. Só
que lá também se fabricaram automóveis muito distintos e sofisticados. O
pequeno país tinha uma indústria crescente que foi interrompida com a
Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, pequenos construtores começaram
a ter destaque. |
O ex-concessionário Ferrari vingou-se do comendador Enzo com um cupê 2+2 confortável, com enorme motor V8 de 7,2 litros |
Em 1959 criava a
empresa MBM, que fabricava conversíveis compactos e pequenos
monopostos de Fórmula Júnior, com motores DKW de dois tempos e depois
Fords ingleses de quatro cilindros e quatro tempos. Fez também o
primeiro Fórmula 1 suíço, com motor Porsche na traseira, de quatro
cilindros e 1,5 litro. Mas o projeto não foi adiante devido a um grave
acidente sofrido por Peter na fase de testes. |
O interior do 375 S High Speed: volante de madeira, painel completo, revestimento de luxo, boa visibilidade |
No Salão de Frankfurt
de 1967, Peter apresenta seu primeiro modelo: o Monteverdi 375 S High
Speed. Seu desenho era obra do estúdio italiano Frua. Tratava-se de um
cupê muito atraente, de linhas com claras inspirações nos modelos
italianos, ótima área envidraçada — rara num esportivo —, frente
baixa e linhas retas. Seu motor dianteiro era um Chrysler 440, com
7.206 cm³ e caixa automática Torqueflite de três marchas. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 4/11/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |