Os outros cupês bávaros

A pequena Glas produziu duas linhas de esportivos de
quatro e oito cilindros, que acabaram nas mãos da BMW

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Hans Glas era um pequeno fabricante de material agrícola em Dingolfing, na Bavária, sul da Alemanha, quando decidiu ingressar na construção de veículos. Começou em 1951 com a motoneta Goggo-Roller e, quatro anos depois, apresentava a linha Goggomobile de microcarros, algo entre uma motoneta e um automóvel pequeno. Havia uma versão sedã de duas portas e quatro (pretensos) lugares e um cupê, que usavam motor traseiro a dois tempos em versões de 250, 300 e 400 cm³. Mais de 285 mil desses veículos seriam fabricados de 1955 a 1969.

Depois de alguns anos do Goggomobile, porém, Glas decidiu escalar novos degraus do mercado. Em 1961 mostrava o S 1004, um compacto (3,83 metros de comprimento) com carrocerias cupê e conversível. Seu motor de quatro cilindros, 993 cm³ e 42 cv era o primeiro do mundo com comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada — até então só se usava corrente para esse fim. Mas o alemão queria ir mais longe: encomendou ao italiano Pietro Frua, de Turim, o desenho de um cupê esportivo, que seria lançado no Salão de Frankfurt de 1963 em versões cupê 2+2 e conversível de dois lugares.

O pequeno e arredondado Glas 1700 GT (no alto) e sua evolução, o BMW 1600 GT (ao lado): desenho do italiano Frua, baixo peso, motores de 100 cv ou mais

As linhas do Glas 1300 GT não eram expoentes em beleza, mas seguiam o padrão da época em sua classe, com a traseira do cupê em formato fastback, grande área envidraçada e um capô baixo que destacava os faróis. Media 4,05 metros de comprimento, 2,32 m de distância entre eixos e apenas 1,28 m de altura. A produção era iniciada em março de 1964. Derivado do 1,0-litro do S 1004, o motor tinha 1.290 cm³ e dois carburadores Solex. Desenvolvia a potência de 75 cv a 5.800 rpm, suficiente para dar agilidade ao leve cupê de 830 kg, que atingia velocidade máxima de 175 km/h.

As suspensões eram tradicionais: dianteira independente por braços sobrepostos, traseira por eixo rígido com feixes de molas semi-elíticas. Os freios usavam discos à frente e os pneus eram diagonais em medida 6,25-14. O desempenho melhoraria bastante em maio de 1965 com a chegada do 1700 GT, cujo motor de 1.682 cm³ fornecia 100 cv para um peso só 10 kg maior. Ao mesmo tempo a versão 1300 ganhava 10 cv, anunciados externamente por uma tomada de ar no capô, e os pneus evoluíam para radiais 155-14. A esse tempo era produzido também o sedã 1500, com motor de 1.492 cm³ e 70 cv, que logo ganharia uma versão 1700 com o mesmo propulsor do GT.

O raio X do 1300 GT mostra a concepção simples, com suspensão traseira de eixo
rígido e feixes de molas, mas o motor foi pioneiro no uso de correia dentada

O pequeno GT tinha forte concorrência estrangeira, formada por cupês e conversíveis similares em tamanho, potência e preço. Na Itália, o Alfa Romeo Giulia Sprint GT e o Spider 1600, o Fiat 124 Sport (cupê e conversível), o Lancia Fulvia Rallye HF e o cupê Moretti 1500 SS. Na França havia o Matra Djet, mas era da Inglaterra a concorrência mais intensa: o MG B em versões cupê e Spider, o Sunbeam Alpine, o Triumph GT6 cupê e o TR4 roadster.

A intensa competição dificultava a vida dos cupês da Glas. Surgiu então a tentativa de ingressar em um segmento superior com o 2600 GT, um grã-turismo 2+2 de maior porte, apresentado no Salão de Frankfurt de 1965 e cuja produção era iniciada em julho do ano seguinte. Também desenhado por Frua, tinha três volumes com a traseira em suave declínio, amplos vidros, colunas estreitas e faróis retangulares em destaque. Um ressalto no capô acentuava um elemento da grade dianteira. O carro media 4,60 metros de comprimento e 2,50 m entre eixos. Curiosamente, a carroceria mostrava muita semelhança com a do Maserati Quattroporte da época, o que lhe rendeu o apelido de "Glaserati". Continua

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Data de publicação: 25/7/06

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