Alemão em miniatura
Em um
período difícil para o país, a Glas aproveitou para |
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Enquanto a Europa se recuperava da Segunda Guerra Mundial, entre o fim
dos anos 40 e o começo dos 50, diversos fabricantes iniciaram a produção
de microcarros, veículos de quatro rodas que representavam uma
alternativa mais confortável — em especial no inverno rigoroso — às
motocicletas. E um deles, que chegou a ser feito na Argentina, foi o
alemão Goggomobil. |
O sedã (ao lado) e o cupê (no alto): cerca de três metros de comprimento e 400 kg de peso, na medida do que os alemães precisavam no pós-guerra |
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Seu primeiro modelo, identificado como T 250, era um sedã de três
volumes simples e compacto. Media 2,9 metros de comprimento, 1,26 m
de largura, 1,31 m de altura e 1,80 m de distância entre eixos.
Tinha duas portas, 2+2 lugares e
volante de automóvel, mas podia ser dirigido com habilitação de
moto, o que contribuiu para sua popularidade. Claro que o conforto
era limitado pelas dimensões e pela simplicidade -- o segundo
limpador de pára-brisa e janelas corrediças, por exemplo, viriam só
em 1957. |
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Na traseira estava o motor de dois cilindros, cuja potência variou de 13,6 a 20 cv conforme a cilindrada; as rodas eram de 10 pol |
O câmbio de quatro marchas podia ser como opcional do tipo pré-seletivo (a marcha superior àquela em uso ficava engrenada, à espera da troca). Com estrutura monobloco e tração traseira, o carro tinha comando manual da embreagem, direção por cremalheira e sistema elétrico de 12 volts. Os pneus usavam a medida 4,40-10 e havia uma ampla oferta de acessórios de fábrica, como grade dianteira em formato oval e proteção contra sol no topo do pára-brisa. Um amplo teto solar de lona também estava disponível. Continua |
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