O Monza que não conhecemos
Mesmo com uma linha confusa, o Monza americano |
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Com
projeto moderno e em dia com a Europa, o
Chevrolet Monza foi um dos
maiores sucessos no mercado nacional na década de 1980. Mas o nome do
modelo, inspirado no circuito de corridas italiano, não era novidade na
General Motors em seu país sede. Além de identificar a versão esportiva do
Corvair nos anos 60, e antes de
designar uma variação hatch do Opel Senator
alemão em 1978, ainda batizou nos Estados Unidos um interessante modelo
pequeno e esportivo, para os padrões locais. |
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A frente imponente, com quatro faróis retangulares, somava-se à traseira hatch inspirada na do Ferrari "Daytona" para dar um aspecto interessante ao Monza 2+2 |
A
plataforma era baseada na do Vega. O motor rotativo Wankel e o nome
Chaparral foram cogitados, mas abandonados antes do lançamento. A
proposta do Monza era mais esportiva que a de seu irmão mais velho. O
quatro-cilindros de 2,3 litros e 78 cv
líquidos (87 cv com carburador de corpo duplo) do Vega era
rebaixado a motor básico, enquanto o V8 small-block (bloco
pequeno) de 262 pol³, 4,3 litros, era um opcional de que o subcompacto
mais antigo da Chevrolet jamais dispôs. Eram 110 cv e a menor
cilindrada de um V8 da marca desde o primeiro, em 1917. Os motoristas
da Califórnia ainda contavam com a opção do V8 350 de 125 cv — nada
menos que 5,7 litros para um carro na faixa dos 1.300 kg. |
No interior, opcionais como direção assistida, ar-condicionado e câmbio automático garantiam o conforto a que os americanos estavam habituados |
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Uma das maiores evidências das intenções esportivas do Monza estava em
seu desenho, de frente pronunciada e traseira hatch ovalada. Inspirado
no Ferrari 365 GTB/4 "Daytona",
o cupê exalava jovialidade em meio aos enormes carros americanos da
época, sem tampouco aparentar a graça infantil do Pinto, do Gremlin e
do Pacer. Mas, como identidade de procedência e sinal dos tempos, sua
frente tinha faróis duplos e retangulares. Ela era feita de plástico
uretano macio, assim como a traseira. A configuração interna era
2+2: na frente ficavam dois bancos
individuais e o traseiro, mesmo parecendo de duas peças também, era
rebatível. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 26/7/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |