O monstrinho da AMC

Para competir com o Fusca nos EUA, a American Motors
cortou a traseira de um carro médio e criou o Gremlin

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Mesmo antes que a primeira crise do petróleo (1973) levasse todas as marcas à corrida por menor consumo, os fabricantes americanos passaram, no final da década de 60, a desenvolver carros compactos, visando combater a concorrência de importados como o Volkswagen. E a primeira a colocar seu exemplar nas ruas foi a AMC, American Motors Corporation, com o Gremlin.

Lançado em 1º. de abril de 1970, antecedeu por mais de quatro meses o Chevrolet Vega e o Ford Pinto, que seriam seus concorrentes locais. Àquela época a menor das fábricas americanas buscava atender a compradores de todos os segmentos, mas não podia bancar os altos investimentos. Assim, optou por encolher um modelo que estava por ser lançado, o novo Hornet, decepando-lhe a parte traseira.

Qualquer semelhança talvez não seja coincidência: o Gremlin da AMC e o do filme de 1984

Consta que o autor do projeto, o desenhista Richard Teague, fizera os primeiros esboços no saquinho para indisposição encontrado em um vôo da Northwest Orient... Coincidência ou não, o resultado era mesmo de causar náuseas: o Gremlin parecia exatamente o que era — um carro médio do qual havia sido cortada a cauda. Não é à toa que, em 1984, seu nome seria usado nos monstrinhos do filme Gremlins, de Joe Dante.

A frente era longa, com linhas retas e dois faróis circulares. Após as portas, a linha de base das janelas subia rapidamente até o teto, formando colunas traseiras triangulares e muito largas. A parte posterior tinha uma inclinação constante, com pequenas lanternas na base. O balanço dianteiro era nitidamente maior que o traseiro, o que não contribuía para o equilíbrio de linhas.

Gerado pela remoção da traseira do Hornet, o carro ficou mesmo desequilibrado. Havia versões de dois e quatro lugares, esta com vidro traseiro que se abria

Claro, havia quem gostasse da combinação, vendo na traseira uma semelhança com o carro-conceito AMX/GT. A AMC não demoraria a explorar seu estilo como um argumento publicitário, questionando em seus anúncios "por que é que, quando outras marcas lançam carros pequenos e esportivos, todos eles se parecem?". O Gremlin existia em duas versões de carroceria: de dois lugares, com vidro traseiro fixo, e de quatro lugares, com vidro que se abria. A distância entre eixos era a mesma em ambas, 2,43 metros, menor que a de um Gol. Continua

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Data de publicação: 7/10/03

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