O monstrinho da AMC
Para competir com o Fusca
nos EUA, a American Motors |
Mesmo antes que a
primeira crise do petróleo (1973) levasse todas as marcas à corrida por
menor consumo, os fabricantes americanos passaram, no final da década de
60, a desenvolver carros compactos, visando combater a concorrência de
importados como o Volkswagen. E a primeira a colocar seu exemplar nas
ruas foi a AMC, American Motors Corporation, com o Gremlin. |
|
![]() |
Qualquer semelhança talvez não seja coincidência: o Gremlin da AMC e o do filme de 1984 Consta que o autor do
projeto, o desenhista Richard Teague, fizera os primeiros esboços no
saquinho para indisposição encontrado em um vôo da Northwest Orient...
Coincidência ou não, o resultado era mesmo de causar náuseas: o
Gremlin parecia exatamente o que era — um carro médio do qual havia
sido cortada a cauda. Não é à toa que, em 1984, seu nome seria usado
nos monstrinhos do filme Gremlins, de Joe Dante. |
![]() |
Gerado pela remoção da traseira do Hornet, o carro ficou mesmo desequilibrado. Havia versões de dois e quatro lugares, esta com vidro traseiro que se abria |
Claro, havia quem gostasse da combinação, vendo na traseira uma semelhança com o carro-conceito AMX/GT. A AMC não demoraria a explorar seu estilo como um argumento publicitário, questionando em seus anúncios "por que é que, quando outras marcas lançam carros pequenos e esportivos, todos eles se parecem?". O Gremlin existia em duas versões de carroceria: de dois lugares, com vidro traseiro fixo, e de quatro lugares, com vidro que se abria. A distância entre eixos era a mesma em ambas, 2,43 metros, menor que a de um Gol. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 7/10/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |