Apesar de considerado um compacto pelos padrões locais, o carro não tinha motores pequenos: as opções eram um 3,3-litros de 128 cv (brutos) e um 3,8 de 145 cv, ambos de seis cilindros em linha, empregados pela AMC em outros modelos desde 1964. O câmbio podia ser manual ou automático, ambos de três marchas, sendo que o 3,8 tinha a alavanca do manual no assoalho, e o 3,3, na coluna de direção. Com menor peso que outros automóveis de potência similar, seu desempenho era um ponto alto, bem superior ao dos oponentes de quatro cilindros. |
As opções de interiores do modelo 1977: cores e revestimentos ousados para conquistar o público jovem |
Em 1971 o motor 3,3 era
abolido, e pouco depois, também a versão de dois lugares. O 3,8 perdia
potência, agora 135 cv, mas havia um 4,2-litros de 150 cv, também de
seis cilindros. No mesmo ano aparecia o pacote esportivo Gremlin X,
com faixas decorativas, rodas de 6 x 14 pol com pneus Goodyear
Polyglas em medida D70-14, bancos individuais, painel e acabamento
interno esportivos. |
"É preciso algo muito forte para fazer as pessoas trocarem seus Volkswagens", ironizava a publicidade do concorrente do Fusca, acima. Ao lado, o "Gremlin com o coração de um Javelin", o V8 de 5,0 litros |
O modelo 1973 ganhava
pára-choques com amortecedores, resistentes a impactos leves, para
atender à legislação. Ainda nesse ano era oferecida a série Levi's,
com revestimento de jeans nos bancos. Para 1974 o Gremlin era
remodelado na frente e na traseira, integrando melhor os pára-choques,
e ganhava a versão Rallye X, com painel mais bem-equipado. |
O esportivo Gremlin X de 1978, seu último ano: a indústria aprendeu que precisava reformular seu conceito de carros compactos |
No ano seguinte era
adotado novo painel, o mesmo do Concorde (sucessor do Hornet), e
controle automático de velocidade.
Era também oferecida a versão GT, com spoiler frontal em plástico
reforçado com fibra-de-vidro, pára-lamas alargados, pneus DR70-14 e
estabilizador na suspensão dianteira. O motor era o de 4,2 litros. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |