O dardo americano Com
estilo imponente e potentes V8, o AMC Javelin foi |
Na segunda metade da década de 60, dois carros faziam muito sucesso entre a população
americana: o Mustang da Ford e o
Camaro da General Motors, as duas maiores fábricas dos Estados Unidos.
Os pony-cars, como ficaram conhecidos, atingiam várias classes sociais e todas as idades, com seu apelo jovem e esportivo. Acomodavam bem dois adultos na frente, mediam aproximadamente 4,8 metros de comprimento e tinham carroceria estilos
fastback ou
hardtop. |
A versão SST, no alto, marcou a estréia do motor V8 de 390 pol3 e 315 cv brutos. Podia acelerar de 0 a 100 em 6,9 s: um legítimo "musculoso" |
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Em setembro de 1967, para competir com os
pony-cars das duas grandes, era lançado o AMC Javelin -- nome que em inglês significa dardo.
A diferença em comprimento para os concorrentes era de centímetros, embora parecesse, pelo estilo, um pouco menor. A frente era longa e a traseira curta; tinha duas portas e vidro lateral traseiro bem pequeno. E não havia coluna central. |
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Sucesso nas pistas: o piloto Mark Donohue (em primeiro plano), patrocinado pela Sunoco, foi fiel à AMC por longo tempo no campeonato americano Trans Am |
O V8 dispunha também de um câmbio manual de quatro marchas. Como mandava a moda, a alavanca era cromada, alta e por isso tinha curso longo.
Seus engates deixavam bastante a desejar. Em todos os modelos os bancos dianteiros eram individuais.
Havia grande número de acessórios internos e o cliente tinha livre escolha, qualquer que fosse o acabamento ou a motorização. |
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