O Corvette popular

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Durante 35 anos, o Chevrolet Camaro ofereceu desempenho e
esportividade aos americanos a um custo mais acessível

Texto: Felipe Cavalcante Bitu - Fotos: divulgação
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O primeiro Camaro, modelo 1967: versões cupê e conversível, capô longo, faróis ocultos por tampas no Rally Sport (a "maravilha mascarada"), motores de seis e oito cilindros. Logo de cara foi carro-madrinha da 500 Milhas de Indianápolis

É um consenso entre os aficionados que a indústria automobilística americana viveu a sua melhor época em cerca de 20 anos compreendidos entre as décadas de 1950 e de 1970. Neste período, Chevrolets, Fords e Dodges com cinco metros de comprimento e duas toneladas de peso eram vendidos como pão quente. Mas nem todos queriam ou precisavam de carros tão grandes e pesados. Em pouco tempo, os pequenos europeus começaram a ser vendidos com sucesso nos Estados Unidos.

A invasão do mercado motivou as quatro grandes corporações da época (General Motors, Ford, Chrysler e American Motors) a dar prioridade para esse segmento crescente. Nascia então a primeira geração de "compactos": Ford Falcon, Chevrolet Corvair, Plymouth Valiant e Rambler American eram as armas americanas para enfrentar os europeus. Com exceção do Corvair, fizeram muito sucesso e comprovaram que os EUA estavam mesmo dispostos a adquirir carros mais leves, econômicos, racionais.

Racionais, mas com apelo emotivo. Foi essa a grande sacada de Detroit quando surgiram os primeiros pony-cars ("carros-pônei"), um segmento de mercado inaugurado em 1964, quase ao mesmo tempo, por Plymouth Barracuda e Ford Mustang. Assim como a American Motors (que mais tarde apresentaria o Javelin e o AMX), a GM ainda não tinha um produto na classe. Suas duas opções de compactos, o Corvair e o Chevy II, não atendiam às necessidades de um público ávido por esportividade.

Aproveitando o conceito de Lee Iacocca, que fizera do Falcon um Mustang, o gerente geral da divisão Chevrolet, Elliot "Pete" Estes, retirou da gaveta o projeto XP 836, um esportivo de quatro lugares que estava em estudo pela GM desde 1958. Estes encarregou o estilista Henry C. Haga de definir o estilo do novo carro, enquanto George Angersbach seria o responsável pelo desenho do interior, utilizando a mesma fórmula de Corvette, Corvair e Chevy II. A plataforma era inédita, compartilhada com a segunda geração do Chevy II/Nova.

Em 29 de setembro de 1966 era apresentado o primeiro pony-car da GM: o Chevrolet Camaro. Disponível nas versões cupê hardtop e conversível, tinha a missão de fazer quase tudo o que um Corvette fazia, mas custando muito menos. Seu nome não tinha um significado oficial, mas já se falou em uma gíria francesa para amigo, companheiro. Já o pessoal de vendas da GM costumava definir a palavra como um pequeno animal que devorava cavalos mustang... Continua

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Data de publicação: 15/10/05

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