A nuvem de prata sobre rodas As três
séries do Silver Cloud, produzidas de 1955 |
No começo da década de
50, a mais famosa fábrica de automóveis britânica, a Rolls-Royce Ltd.,
tinha uma linha de carros antiquada e pouco atraente, apesar do charme,
elegância e confiabilidade. Nesta época, a empresa situada em Crewe, a
300 quilômetros de Londres, produzia o Silver Dawn (madrugada de prata)
e o Silver Wraith (espectro de prata). Seus fundadores, Frederic Henry
Royce e Sir Charles Stuart Rolls, já haviam falecido e não tiveram a
felicidade de ver a continuidade de sua obra. |
A primeira e a segunda séries eram praticamente iguais no estilo, com faróis circulares, linhas alongadas, traseira curta e baixa |
Com três volumes e
quatro portas, pesava 2.100 kg e media 5,34 metros. Suas linhas eram
curvas e bem dimensionadas sendo que, visto de lado, a traseira era
bem mais baixa que a frente, tendência já abandonada por muitas marcas
no final da década de 40. A carroceria era fabricada pela Mulliner,
parceira tradicional da RR. E ficava mais bela ainda quando era
pintada em dois tons, sendo que o superior estava acima da linha das
janelas laterais. Não incluía os pára-lamas — só capô, capota e
contornos do porta-malas. |
No interior, sofisticado como sempre, painel em madeira-de-lei, bancos de couro Connolly e o enorme volante, que destoava do conjunto |
Sob o capô, que
mantinha a dupla abertura, vinha um motor de seis cilindros em linha e
4.887 cm³, com cabeçote em alumínio. Como é tradição da fábrica, a
potência era anunciada como "suficiente". As válvulas de admissão
vinham no cabeçote e as de escapamento no bloco, a alimentação era
feita por dois carburadores da marca SU e a taxa de compressão era de
6:1. A caixa automática de quatro marchas era fabricada sob licença da
General Motors americana, com alavanca na coluna de direção e tração
traseira. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 30/9/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |