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A dúvida entre Cerato e City aumenta quando se veem alternativas
— cada uma com seus destaques — na mesma faixa de preço

Texto e fotos: Fabrício Samahá
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Ford Focus Ghia
2,0 16V Flex
4,48 m
143/148 cv
R$ 74.520
 
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Honda City EXL
1,5 16V i-VTEC Flex
4,40 m
115/116 cv
R$ 72.625
 
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Kia Cerato
1,6 16V
4,53 m
126 cv
R$ 59.800
 
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Nissan Sentra SL
2,0 16V Flex
4,56 m
143 cv
R$ 73.990
 
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Peugeot 307 Feline
2,0 16V Flex
4,48 m
143/151 cv
R$ 65.900
 
Preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

City ou Cerato? Esta se tornou uma dúvida para muitos desde que o modelo da Honda e a nova geração do carro da Kia foram apresentados, quase juntos, no ano passado. Depois de confrontar a versão EXL do City com caixa manual a Linea e Corolla, em outubro, o Best Cars decidiu que o Cerato seria um dos oponentes quando chegasse o momento de avaliar o Honda com câmbio automático. Mas dois automóveis são pouco nesse segmento com tantas boas opções, razão pela qual saímos em busca de outros competidores.

A Honda não pôde atender nosso pedido de um City EX, que seria o mais próximo do Cerato em preço e equipamentos de série. Aceitamos um EXL que, sendo bem mais caro que o Kia, elevou para a faixa de R$ 70 mil nosso alvo de valor na concorrência. Assim, apareceram como alternativas outro automóvel de marca japonesa (o Nissan Sentra), um de francesa (o Peugeot 307 Sedan) e um de norte-americana com projeto alemão (o Ford Focus). Por que logo esses? Porque há pouco tempo ganharam versões flexíveis, que o site ainda não havia avaliado, e porque são adversários diretos do City nos quatro "Ps" que norteiam nossas comparações.

A proposta de uso é a mesma nos cinco: sedãs médios voltados à família, com bom espaço interno e de bagagem e motor suficiente para qualquer situação do uso cotidiano. Em porte, a variação é de 16 centímetros do mais curto (City) ao mais longo (Sentra), enquanto a distância entre eixos varia 13 cm entre os mesmos modelos. A gama de potências é um pouco mais larga — dos 116 cv do City aos 151 do 307 com uso de álcool — porque Peugeot e Ford só oferecem caixa automática para os motores de 2,0 litros, mesma cilindrada do Nissan, enquanto Kia e Honda por enquanto limitam esses modelos a 1,6 e 1,5 litro, na ordem.

Por último, mas não menos importante, preços. Como dissemos, o City EXL ultrapassa os R$ 70 mil (custa R$ 72.625 com caixa automática e não tem opcionais), faixa que consideramos para escolher as versões Feline do 307 (R$ 65.900), Ghia do Focus (R$ 74.520) e SL do Sentra (R$ 73.990, todos com pintura metálica). As quatro marcas dispõem de versões mais em conta com os mesmos motores e câmbios: LX (R$ 61.300) e EX (R$ 66.855) na Honda, Presence Pack (R$ 58.900) na Peugeot, GLX (R$ 65.400) na Ford e S (R$ 64.990) na Nissan, todos automáticos. Por sua vez, o Cerato automático sai a R$ 59.800 (há uma opção de R$ 62.300 com itens adicionais), o que o deixa em vantagem em preço, mas inferior em equipamentos. Continua

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Data de publicação: 20/4/10

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