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Ford Focus Ghia
2,0 16V Flex |
4,48 m |
143/148 cv |
R$ 74.520 |
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Honda City EXL
1,5 16V i-VTEC Flex |
4,40 m |
115/116 cv |
R$ 72.625 |
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Nissan Sentra SL
2,0 16V Flex |
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Peugeot 307 Feline
2,0 16V Flex |
4,48 m |
143/151 cv |
R$ 65.900 |
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Preços sugeridos para os
carros avaliados, com possíveis opcionais |
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City
ou Cerato? Esta se tornou uma dúvida para muitos desde que o modelo da
Honda e a nova geração do carro da Kia foram apresentados, quase juntos,
no ano passado. Depois de confrontar a versão EXL do City com caixa manual a
Linea e Corolla, em outubro, o
Best Cars decidiu que o Cerato seria um dos oponentes quando
chegasse o momento de avaliar o Honda com câmbio automático. Mas dois
automóveis são pouco nesse segmento com tantas boas opções, razão pela
qual saímos em busca de outros competidores.
A Honda não pôde atender nosso pedido de um City EX, que seria o mais
próximo do Cerato em preço e equipamentos de série. Aceitamos um EXL
que, sendo bem mais caro que o Kia, elevou para a faixa de R$ 70 mil
nosso alvo de valor na concorrência. Assim, apareceram como alternativas
outro automóvel de marca japonesa (o Nissan Sentra), um de
francesa (o Peugeot 307 Sedan) e um de norte-americana com projeto
alemão (o Ford Focus). Por que logo esses? Porque há pouco tempo
ganharam versões flexíveis, que o site ainda não havia avaliado, e
porque são adversários diretos do City nos quatro "Ps" que norteiam
nossas comparações.
A proposta de uso é a mesma nos cinco: sedãs médios voltados à
família, com bom espaço interno e de bagagem e motor suficiente para
qualquer situação do uso cotidiano. Em porte, a variação é de 16
centímetros do mais curto (City) ao mais longo (Sentra), enquanto a distância
entre eixos varia 13 cm entre os mesmos modelos. A gama de potências é um pouco mais
larga — dos 116 cv do City aos 151 do 307 com uso de álcool — porque Peugeot e Ford só
oferecem caixa automática para os motores de 2,0 litros, mesma
cilindrada do Nissan, enquanto Kia e Honda por enquanto limitam esses
modelos a 1,6 e 1,5 litro, na ordem.
Por último, mas não menos importante, preços. Como dissemos, o
City EXL ultrapassa os R$ 70 mil (custa R$ 72.625 com caixa automática e
não tem opcionais), faixa que consideramos para escolher as versões Feline do 307 (R$
65.900), Ghia do Focus (R$ 74.520) e SL do Sentra (R$ 73.990,
todos com pintura metálica). As quatro marcas dispõem de versões mais em
conta com os mesmos motores e câmbios: LX (R$ 61.300) e EX (R$ 66.855) na
Honda, Presence Pack (R$ 58.900) na Peugeot, GLX (R$ 65.400) na Ford e S (R$
64.990) na Nissan, todos automáticos. Por sua vez, o Cerato automático sai a R$
59.800 (há uma opção de R$ 62.300 com itens adicionais), o que o deixa
em vantagem em preço, mas inferior em equipamentos.
Continua
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