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Comparativo Completo
Simulação de desempenho
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As grandes diferenças de potência e torque podem fazer esperar clara vantagem em desempenho para os modelos de 2,0 litros, mas há outros fatores envolvidos, como peso, aerodinâmica e transmissão. Por isso, a simulação desenvolvida para o Best Cars pelo consultor Iran Cartaxo trouxe algumas surpresas.

Que o 307 fosse o mais veloz já se esperava, pois potência é essencial nessa tarefa e ele é o mais vigoroso com 151 cv ao usar álcool. O Sentra o seguiu até de perto, mas o terceiro lugar coube não ao Focus e sim — por um quase empate, é verdade — ao City, apesar dos 32 cv a menos em comparação ao Ford (com álcool), com o Cerato em último.

O que aconteceu? Em primeiro lugar, aerodinâmica: Cx e área frontal combinados favorecem o Honda e o Kia, com o Peugeot em meio termo. Em segundo lugar, transmissão. A caixa de cinco marchas do City foi bem calculada para dar máxima em quarta, com o motor 200 rpm abaixo do pico de potência, deixando a quinta para repouso em viagem (produz a rotação mais baixa a 120 km/h entre os que não têm caixa CVT). No 307 o motor fica de 350 a 550 rpm abaixo do ponto de maior potência em quarta; no Focus, "espreme-se" no regime máximo em terceira e perde todo o fôlego em quarta, marcha que não passa de 190 km/h por falta de potência; e no Cerato fica 1.450 rpm abaixo do pico em quarta, sem que a terceira (que acaba a 172 km/h) possa ser usada para esse fim. Quanto ao Sentra, a caixa CVT tem como trabalhar com rotação ideal e, no caso, ela é de 5.550 rpm para que o carro alcance a maior velocidade possível. Com mais giros o motor passa muito do pico de potência; com menos o carro está em velocidade menor.
Máxima é interessante, mas de pouca aplicação no mundo real. Como eles se saem em aceleração? Aqui a vantagem do Sentra é clara, pois o CVT reduz as perdas de energia (maiores em caixas automáticas que em manuais) e mantém o motor em alta rotação durante toda a prova, sem a oscilação de giros inerente a uma troca de marcha. Os 10,4 segundos de 0 a 100 km/h apontam um carro bastante ágil para nossos padrões. O 307 vem em segundo lugar e, mais uma vez, há equilíbrio entre Focus e City, este favorecido pelo peso bem menor e pelas marchas iniciais mais curtas.

A caixa variável também ajuda nas retomadas, pois pode aumentar a rotação na medida certa, mas aqui o Focus superou o Sentra por margem mínima com álcool e empatou com ele com gasolina numa das provas; na outra o Nissan ficou claramente à frente. Também aqui o City se saiu bem, já que com cinco marchas os intervalos nas trocas são menores — ponto crítico do Cerato se considerada sua desvantagem em potência aos modelos de 2,0 litros.

E quanto ao consumo, ganham os de motor menor? Nem sempre. Ao permitir rotação bem baixa, o CVT do Sentra compensou o motor de maior cilindrada e lhe deu as melhores marcas no ciclo urbano, enquanto no rodoviário ele acompanhou de perto o City, o mais econômico dos cinco nessa condição. O Cerato ficou em terceiro lugar (seria melhor com cinco marchas, já que apenas alongar a quarta não seria boa ideia para esse motor), o Focus em quarto e o 307 em último, comprometido pelo peso e o câmbio muito curto. E o Nissan foi o melhor em autonomia, em que o beberrão Peugeot está em último lugar, embora o menor tanque (apenas 42 litros) seja o do City.
Modelo Combust. Vel. máxima (km/h) Regime à máx. (rpm) / marcha Reg. a 120 km/h (rpm) Potência a 120 (cv) Acel. 0 a 100 km/h (s) Acel. 0 a 400 m (s) Acel. 0 a 1.000 m (s)
Focus gas. 191,3 6.750 / 3ª. 3.100 33 12,7 18,7 33,5
álc. 191,5 12,3 18,6 33,2
City gas. 191,6 5.800 / 4ª. 2.600 28 12,4 19,0 33,8
álc. 191,8 12,3 18,8 33,4
Cerato gas. 186,0 4.850 / 4ª. 3.150 28 13,7 19,3 34,8
Sentra gas. 194,0 5.550* 2.150* 33 10,4 17,5 31,8
álc.
307 gas. 197,0 5.450 / 4ª. 3.350 31 12,1 18,7 32,8
álc. 203,8 5.650 / 4ª. 11,1 17,9 32,2
Modelo Combust. Retomada - D (s) Consumo (km/l) Consumo em vel. constante (km/l) Autonomia
80-120
km/h
60-100
km/h
em cidade em estrada 60 km/h 80 km/h 100 km/h 120 km/h em cidade em estrada
Focus gas. 7,8 7,0 7,5 11,6 12,5 12,7 11,3 9,8 370 573
álc. 7,4 6,9 5,9 8,8 10,1 9,5 8,2 7,2 291 434
City gas. 9,6 6,4 10,8 15,9 18,7 17,2 14,8 12,7 409 602
álc. 9,5 6,3 7,6 11,4 13,3 12,3 10,6 9,1 287 430
Cerato gas. 9,6 7,3 8,1 13,1 13,7 14,4 13,0 11,3 380 612
Sentra gas. 7,5 5,4 10,9 15,5 19,1 17,2 13,5 11,2 542 769
álc. 7,7 11,1 13,6 12,2 9,6 7,9 380 548
307 gas. 8,6 6,6 6,6 10,6 11,1 11,7 10,6 9,2 356 574
álc. 7,9 5,9 4,6 7,5 7,8 8,3 7,5 6,6 247 406
Melhores resultados em negrito; conheça o simulador e os ciclos de consumo; * o simulador usa a relação de marcha mais favorável dentro dos limites da caixa CVT
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Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem A caixa CVT contribui para as acelerações e a economia do Sentra; o City é ajudado pelo acerto de câmbio e o menor peso; com apenas quatro marchas, os demais são prejudicados
Dados dos fabricantes
Modelo Combust. Vel. máxima (km/h) Acel. 0 a 100 km/h (s) Cons. cidade (km/l) Cons. estrada (km/l)
Focus gas. 192 12,2 10,3 14,9
  álc. 194 12,1 6,7 9,7
City gas./álc. ND
Cerato gas. ND
Sentra gas. 184 10,3 12,2 17,7
  álc. 190 9,5 8,1 11,8
307 gas. 203 9,8 ND
  álc. 207 9,2 ND

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