Como funciona o Simulador de Desempenho
O Simulador de Desempenho utilizado pelo Best Cars Web Site em
avaliações e comparativos é, em linhas
gerais, o mesmo utilizado desde 1998 nas simulações do Consultório de
Preparação.
Consiste em um algoritmo, desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo, em
que se inserem cerca de 30 informações sobre o veículo --
especificações do motor, da caixa de câmbio, medidas dos pneus, coeficiente
aerodinâmico (Cx), área frontal e peso, entre outros.
O algoritmo, continuamente aperfeiçoado através da inserção de
informações reais e de ajustes de calibração, fornece então uma
ampla gama de respostas a respeito do desempenho e do consumo do
veículo, incluindo as curvas de potência e de torque.
É importante destacar que não são resultados práticos, obtidos em
medições reais com o veículo, e sim simulações. No entanto, como o
Consultório de Preparação vem mostrando desde seu surgimento, os
resultados atingem um grau elevado de precisão e podem, sem dúvida,
orientar o leitor quanto aos resultados efetivamente esperados do
veículo.
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Condições
Uma vantagem desse sistema sobre as medições reais é a
invariabilidade de condições: não existem fatores variáveis como
temperatura ambiente, vento e presença de tráfego em torno do
veículo. As medições pressupõem temperatura ambiente de 25° C e
pressão atmosférica ao nível do mar (760 mm Hg). É considerado o peso
em ordem de marcha do veículo (abastecido com todos os fluidos)
acrescido de 70 kg, que é o peso médio de um motorista.
Percursos de consumo
Para que os resultados se aproximem
dos que o usuário comum poderá obter em seu cotidiano, o Best Cars
não segue a norma NBR de medição de consumo, considerada
excessivamente branda.
Nosso critério usado até agosto de 2004 (verifique a data de
publicação das avaliações no rodapé de sua primeira página) previa esta simulação:
> Ciclo de cidade - velocidade máxima de 60 km/h, com paradas de
40 s de 3 em 3 minutos, um ocupante no veículo, reaceleração em
regime de carga média;
> Ciclo de estrada - velocidade máxima de 100 km/h, com redução
para 60 km/h de 10 em 10 minutos, um ocupante no veículo, reaceleração
em regime de carga média.
Desde setembro de 2004, o critério prevê esta
simulação:
> Ciclo de cidade - velocidade máxima de 60 km/h, com 1 min 40 s
do percurso efetuado em condição de retomada, com velocidade
variando entre 40 e 60 km/h, com paradas de 40 s de 4 em 4 minutos,
retomada em 10 s em regime de carga média;
> Ciclo de estrada - velocidade máxima de 100 km/h, com redução
para 80 km/h de 7 em 7 minutos, permanecendo por 3 minutos nesta
velocidade, e redução para 60 km/h de 7 em 7 minutos, permanecendo
também por 3 minutos nesta velocidade; retomadas em 20 s em regime
de carga média;
> Velocidade constante - simulação do veículo na última marcha do
câmbio às velocidades constantes de 60, 80, 100 e 120 km/h.
Autonomia
O cálculo considera a capacidade do tanque de combustível informada
pelo fabricante e despreza 10% como margem de segurança. |