Best Cars Web Site


Como funciona o Simulador de Desempenho


O Simulador de Desempenho utilizado pelo Best Cars Web Site em avaliações e comparativos é, em linhas gerais, o mesmo utilizado desde 1998 nas simulações do Consultório de Preparação.

Consiste em um algoritmo, desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo, em que se inserem cerca de 30 informações sobre o veículo -- especificações do motor, da caixa de câmbio, medidas dos pneus, coeficiente aerodinâmico (Cx), área frontal e peso, entre outros.

O algoritmo, continuamente aperfeiçoado através da inserção de informações reais e de ajustes de calibração, fornece então uma ampla gama de respostas a respeito do desempenho e do consumo do veículo, incluindo as curvas de potência e de torque.

É importante destacar que não são resultados práticos, obtidos em medições reais com o veículo, e sim simulações. No entanto, como o Consultório de Preparação vem mostrando desde seu surgimento, os resultados atingem um grau elevado de precisão e podem, sem dúvida, orientar o leitor quanto aos resultados efetivamente esperados do veículo.

Condições
Uma vantagem desse sistema sobre as medições reais é a invariabilidade de condições: não existem fatores variáveis como temperatura ambiente, vento e presença de tráfego em torno do veículo. As medições pressupõem temperatura ambiente de 25° C e pressão atmosférica ao nível do mar (760 mm Hg). É considerado o peso em ordem de marcha do veículo (abastecido com todos os fluidos) acrescido de 70 kg, que é o peso médio de um motorista.

Percursos de consumo
Para que os resultados se aproximem dos que o usuário comum poderá obter em seu cotidiano, o Best Cars não segue a norma NBR de medição de consumo, considerada excessivamente branda.

Nosso critério usado até agosto de 2004 (verifique a data de publicação das avaliações no rodapé de sua primeira página) previa esta simulação:

> Ciclo de cidade - velocidade máxima de 60 km/h, com paradas de 40 s de 3 em 3 minutos, um ocupante no veículo, reaceleração em regime de carga média;

> Ciclo de estrada - velocidade máxima de 100 km/h, com redução para 60 km/h de 10 em 10 minutos, um ocupante no veículo, reaceleração em regime de carga média.

Desde setembro de 2004, o critério prevê esta simulação:

> Ciclo de cidade - velocidade máxima de 60 km/h, com 1 min 40 s do percurso efetuado em condição de retomada, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h, com paradas de 40 s de 4 em 4 minutos, retomada em 10 s em regime de carga média;

> Ciclo de estrada - velocidade máxima de 100 km/h, com redução para 80 km/h de 7 em 7 minutos, permanecendo por 3 minutos nesta velocidade, e redução para 60 km/h de 7 em 7 minutos, permanecendo também por 3 minutos nesta velocidade; retomadas em 20 s em regime de carga média;

> Velocidade constante - simulação do veículo na última marcha do câmbio às velocidades constantes de 60, 80, 100 e 120 km/h.

Autonomia
O cálculo considera a capacidade do tanque de combustível informada pelo fabricante e despreza 10% como margem de segurança.

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados